Biologicamente falando, a idade considerada “ideal” para um gravidez é aos 18 anos. Segundo vários especialistas da clínica brasileira ProCriar, nessa fase, a mulher encontra-se no pico de fertilidade. Não só a quantidade de óvulos é ótima, como os riscos da gestação são reduzidos.

Sendo que a mulher já nasce com uma espécie de “reserva de óvulos”, que vão diminuindo, é normal que, à medida que envelhecem, também a fertilidade diminua. Aos 18 anos, contudo, por norma a jovem está a estudar e não pensa em ter filhos. Do ponto de vista emocional, também não é o período mais estável. Mas cada caso é um caso!

Então e aos 25?

Nesta idade, as chances de engravidar continuam grandes – e mantêm-se elevadas até por volta dos 30 anos. Aqui, o organismo apresenta condições ideais para manter a gestação. Todos os meses, têm 18% de hipóteses de engravidar, o que representa uma percentagem de 85% num ano.

Aqui, já se pode registar uma maior maturidade emocional e melhores condições e estabilidade para trazer uma criança ao mundo. Uma vez mais, tudo isto pode acontecer de forma mais precoce, sendo que cada mulher tem percursos de vida distintos.

E após os 30?

Até esta idade, mantém-se a fertilidade elevada. Porém, entre os 31 e os 35 anos, a chance de engravidar diminui para 15% ao mês, 80% ao ano. Aos 35, as taxes reduzem significativamente para 9% ao mês e 50% ao ano.

Apesar destes números, sabemos que a idade em que as mulheres pensam engravidar tem vindo a aumentar, com a prioridade dada aos estudos, carreira e estabilidade financeira.

Após os 40

Sabemos que, aos 40 anos, a gravidez já é considerada de risco. As probabilidades de engravidar mantêm-se iguais às dos 35. Porém, entre os 41 e 42 anos, as chances de engravidar passam para 4% ao mês, 20% ao ano. Já entre os 43 e os 45 anos, caem para 0,2%/mês, 1%/ano.

Há vários tratamentos que podem ser feitos, de modo a auxiliar a gestação nesta fase, mas também se coloca a hipótese de a mulher fazer a coleta dos óvulos antes dos 35 anos, e posterior congelação destes, se tiver intenção de ser mãe no futuro. Isto melhora bastante as estatísticas mencionadas.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar