@purienne

A menstruação começa para a maioria das mulheres aos 12/13 anos, sendo que passam a ter um fluxo sanguíneo eliminado pela vagina, a cada 21-35 dias, entre a puberdade e a menopausa. De acordo com a American Academy of Obstetricians and Gynecologists, o período pode ser usado como um sinal vital de saúde. Ou seja, tudo, desde a duração do ciclo às texturas e cores, pode indicar algo importante sobre o bem-estar físico. 

O site Healthline.com explica que é possível que as cores do sangue variem entre o preto e o vermelho vivo, ou do castanho ao laranja. Embora a maioria delas serem consideradas “normais” ou “saudáveis”, algumas são motivo suficiente para marcar uma consulta no ginecologista.

Entenda o que significam as diferentes cores do sangue menstrual:

Preto

Pode ficar alarmada ao ver sangue negro, mas não há necessariamente um motivo para se preocupar. Esta cor está relacionada com o sangue castanho, que é velho. Pode assemelhar-se a café moído e, regra geral, apenas está a demorar um pouco mais para sair do útero.

Castanho

De todas as cores, o castanho é o maior indicador de sangue antigo. Ele teve tempo para oxidar, e é por isso que o tom se afasta do vermelho padrão.

Também está associado a:

  • Princípio ou fim do período. Quando o fluxo é lento, o sangue pode demorar mais a ser expelido do corpo. Se o sangue ficar mais tempo no útero, pode tornar-se castanho. Também pode ser sangue que sobrou da última menstruação.
  • Lóquios. Ou seja, a evacuação sanguínea vaginal que sucede ao parto. Começa relativamente pesada e, do quarto dia para a frente, pode ser de cor rosada ou acastanhada.
  • Gravidez. Se tiver perdas de sangue durante a gestação, elas podem ser castanhas caso o sangramento ativo tenha parado. De qualquer forma, deve procurar um médico.

Vermelho escuro

Durante a menstruação, poderá ver sangue vermelho escuro ao acordar ou depois de ficar algum tempo deitada. A cor escura pode simplesmente significar que o sangue ficou no útero por um tempo, mas não oxidou a ponto de ficar castanho.

Também está associado a:

  • Final do período. É normal que veja esta cor de sangue à medida que o fluxo diminui.
  • Lóquios. O sangramento após o parto começa pesado e pode conter coágulos. Pode aparecer na cor vermelha escura nos primeiros três dias, antes de mudar para diferentes tons e texturas. As mulheres que foram submetidas a cesarianas podem ter este sangramento intenso apenas nas primeiras 24 horas.

Vermelho vivo

O período pode começar com um sangramento vermelho vivo. Isto significa que o sangue está fresco e flui rapidamente. Ele poderá manter-se assim durante toda a menstruação ou escurecer conforme o fluxo diminui. 

Também está associado a:

  • Infeção. Algumas infeções, como a clamídia e a gonorreia, podem causar sangramentos entre menstruações. Se é o caso, contacte um médico.
  • Gravidez. As perdas de sangue durante a gestação, independentemente da cor, podem ou não ser motivo de alarme. Por vezes, as mulheres levam a gravidez a termo e têm bebés saudáveis. Cada caso é único. Por isso mesmo, é melhor consultar um especialista.
  • Pólipos ou miomas. Estes tumores não cancerosos no útero podem causar fluxo intenso durante a menstruação ou, em outras ocasiões, durante o ciclo menstrual. Eles podem ser grandes ou pequenos e causar outros sintomas, como dores e pressão.

Cor-de-rosa

O sangue pode aparecer cor-de-rosa no início ou no fim da menstruação, especialmente se tiver pequenas perdas. Este tom mais claro indica que o sangue se misturou com o fluido cervical, diluindo a sua tonalidade.

Também está associado a:

  • Lóquios. Do quarto dia em diante, os lóquios podem ser rosados ​​ou acastanhados.
  • Baixo estrogénio. Às vezes, o sangue menstrual rosa pode indicar níveis baixos de estrogénio no corpo. O estrogénio ajuda a estabilizar o revestimento uterino. Sem essa hormona, pode ocorrer a descamação do endométrio algumas vezes durante o ciclo, levando a perdas de sangue de várias cores, incluindo cor-de-rosa.
  • Sangramentos a meio do ciclo. Poderá ver esta cor na altura da ovulação. 
  • Aborto espontâneo. Se estiver grávida e expelir um líquido transparente ou rosado pela, poderá ter sofrido um aborto espontâneo. Outros indicadores incluem a passagem de tecidos, cólicas e a perda de sintomas da gravidez.

Cor-de-laranja

Quando o sangue se mistura com o fluido cervical também pode parecer cor de laranja. Como resultado, pode poderá ter um corrimento alaranjado pelos mesmos motivos que justificam o rosado.

Também está associado a:

  • Nidação. Algumas mulheres relatam ter tido perdas de sangue cor de laranja ou cor-de-rosa na altura em que suspeitam que a implantação tenha ocorrido, ou entre 10 a 14 dias após a conceção. Nem todas as mulheres passam por isto mas, a acontecer, as cores podem variar. Se tem sangramentos que não evoluem para o aparecimento da menstruação, talvez seja uma boa ideia fazer um teste de gravidez.
  • Infeção. Qualquer secreção de cor anormal ou incomum também pode ser um sinal de uma infeção bacteriana ou sexualmente transmissível.

Cinzento

Um corrimento cinzento ou esbranquiçado é motivo para procurar um especialista.

Também está associado a:

  • Infeção. Esta cor pode indicar que tem uma infeção a formar-se, como a vaginose bacteriana. Outros sinais de infeção incluem febre, dores, comichão e odor desagradável.
  • Aborto espontâneo. Se está grávida, este pode ser um sinal de aborto espontâneo. Os tecidos expelidos pela vagina também podem ser cinzentos.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.