@bei.bei.wei

Sejamos sinceras: sem desmerecer os presentes e outras coisas, a comida é uma das melhores partes da quadra festiva. Os pratos (e os doces) são deliciosos e, como é algo que só acontece uma vez por ano, não há motivos para nos contermos.

Contudo, a manhã de 26 de dezembro pode ser pesada. Literalmente. Afinal de contas, não é incomum que as pessoas acordem a sentir-se inchadas e com pouca energia. Se é o seu caso, saiba que há passos simples que pode dar para fazer um “reset” e, quer acredite ou não, envolvem mais comida.

Vamos a isso?

Para começar: *não* coma menos do que comeria para compensar a noite anterior

“Se cometeu excessos num dia, adote hábitos alimentares saudáveis no dia seguinte”, aconselha a dietista certificada Maxine C. Yeung, em declarações à revista “Glamour UK”. Embora ainda possa sentir-se cheia da noite anterior, consumir pequenas refeições ao longo do dia é importante porque irá ajudar a regular o corpo. “Comer menos do que o normal pode fazer com que coma demasiado novamente, porque poderá ficar com fome ao tentar cortar a ingestão de alimentos”, acrescenta.

Aposte nos benefícios dos smoothies

“As misturas de alimentos triturados, como acontece nos smoothies, normalmente são fáceis de digerir, portanto são uma boa opção se não estiver a sentir-se ótima”, diz a dietista certificada Amy Gorin à mesma publicação. Segundo a especialista, como estas bebidas costumam estar carregadas de frutas e de outros fluidos, pode contar com elas para reidratá-la.

A reidratação é mesmo importante

“A água irá aumentar sua energia, mantê-la concentrada, combater o inchaço e eliminar o excesso de sal e açúcar da noite anterior”, revela a dietista Brigitte Zeitlin à revista britânica. Portanto, seja qual for o seu hábito de ingestão diária de H2O, a profissional de saúde sugere aumentá-la em pelo menos quatro ou cinco copos no dia seguinte.

Não é fã de água mineral? Zeitlin diz que a água com gás também funciona. Ou, se precisar que a sua bebida de eleição trabalhe o dobro, considere tomar chá. “O chá verde é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a combater a inflamação causada pelo excesso de açúcar”. Para além disso, a cafeína é uma aliada para deixá-la mais desperta. Os chás de gengibre e menta não têm o mesmo efeito, mas ambos contêm propriedades que relaxam o trato gastrointestinal, o que pode ajudar a aliviar o inchaço, gases e náuseas.

Procure alimentos ricos em potássio sempre que puder

Zeitlin explica que, assim como a água, o potássio (um eletrólito) também elimina o sódio do corpo e vai ajudá-la a sentir-se menos inchada. Alimentos como os espinafres, a banana, o abacate e o salmão estão no topo da lista.

Sim, os alimentos naturalmente doces podem ajudar

Parece contraintuitivo, mas isto ajudará com a ressaca do açúcar. Como explica a Dra. Gorin, isto acontece porque ingerir muito açúcar pode levar-nos a desejá-lo mais. Para combater esses desejos, coma alimentos doces saudáveis, como fruta e iogurte. Desta forma, irá satisfazer o desejo por doce sem se sentir pior.

Saiba que os probióticos são seus amigos 

Precisa de outro motivo para dar uma chance aos iogurtes? Os probióticos são conhecidos por promoverem as bactérias boas no intestino, o que pode ajudar a manter a saúde digestiva equilibrada. A Dra. Yeung explica que eles são particularmente importantes após a ingestão de demasiado sal ou açúcar, porque ambos podem perturbar o equilíbrio das bactérias no intestino. Entre o kefir, kombucha, kimchi ou chucrute, opções não faltam.

Os alimentos ricos em fibras impulsionam a digestão

Se estiver a sentir-se obstipada, os alimentos ricos em fibra como, por exemplo, os grãos integrais, feijão, nozes e sementes, podem dar o pontapé inicial na sua digestão. A dietista Maxine C. Yeung explica que há uma coisa a ter em conta: se começar a ingerir mais fibras do que aquelas a que o corpo está habituado de repente, isso poderá ter o efeito oposto ao pretendido. Desde que não coma mais do que a quantidade diária recomendada (25 a 30 gramas para as mulheres) e acompanhe com muita água, não deverá ter problemas.

Prepare versões mais saudáveis ​​da típica “comida para ressaca” 

Quando sabe que ovos com bacon e queijo a trariam de volta à vida, tente fazer a receita de modo a incorporar alguns alimentos saudáveis. “Se lhe apetecer uma sandwich de ovo, acrescente ovos, abacate, alface e tomate a pães integrais”, aconselha Gorin. 

O segredo para que se sinta realmente melhor? Incorpore todos estes truques num plano de alimentação saudável completo para pôr em ação no dia seguinte. Zeitlin sugere começar com um pequeno-almoço simples até uma hora depois de acordar e continuar a fazer refeições equilibradas ao longo do dia, a cada três ou quatro horas. Quando der por si, estará a sentir-se como nova, independentemente das rabanadas que comeu na noite passada.

Palavras-chave

Relacionados

Lifestyle

Fizemos uma dieta detox e isto é o que temos para contar

Experiência contada na primeira pessoa.

Consultório ACTIVA

Consultório ACTIVA: compulsão alimentar

Neste episódio, explico no que consiste este transtorno alimentar e partilho ferramentas para mantê-lo sob controlo.

Saúde

Saiba como redobrar os cuidados com a saúde oral na época festiva

É importante reforçar a higiene oral nestas datas festivas. Por isso mesmo, aqui ficam algumas sugestões para garantir o melhor cuidado com os dentes.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.