A era digital na qual vivemos tem, como tudo, um lado bom e um menos bom. Exemplo deste último é o excesso de informação à qual temos acesso, que leva a confusão e dúvidas no que toca a variados assuntos. Um deles, a saúde.

Por isso mesmo, a revista Shape reuniu 5 dicas de nutrição básicas com as quais todos os especialistas estão de acordo. Vamos colocá-las em prática?

1. Comer muitas frutas e vegetais

Um adulto deveria consumir, pelo menos, 1,5 a 2 copos de fruta e 2 a 3 copos de vegetais por dia, como parte de uma alimentação saudável, que previne inúmeros problemas de saúde. E, de acordo com a nutricionista Lisa Young, mais vale focarmo-nos naquilo que devemos comer, em vez daquilo que não nos faz tão bem.

Enquanto nutricionista, gosto de focar-me em alimentos que pode adicionar à sua dieta, em vez de alimentos que deva retirar da mesma. E enquanto defensora das porções, nem sempre tem a ver com comer menos, mas sim comer melhor“, afirma.

2. Ingerir fibra suficiente

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, a dose diária de fibra recomendada para um adulto é entre 20 a 40 gramas. Esta regula o funcionamento intestinal e previne também várias doenças. Aliás, o consumo adequado de fibra tem sido associado a uma menor mortalidade devido a doenças cardíacas e outras condições crónicas. O farelo de trigo, a aveia, os bróculos, o abacate ou a linhaça são exemplos de alimentos ricos neste composto.

3. Manter-se hidratado

Mais de 60% do nosso organismo é composto por água. Fará, pois, sentido que precisemos de nos manter hidratados para o bem-estar geral. As doses diárias de água recomendadas variam consoante vários fatores, como idade, gravidez, ingestão de alimentos ricos em água ou mesmo prática de exercícios físicos. Porém, podemos afirmar que qualquer adulto deve beber, no mínimo, 1,5l a 2l de água por dia.

4. Comer alimentos variados

O nosso organismo precisa de vários nutrientes para se manter saudável. E é por isso mesmo que é tão importante variar a alimentação. Um bom truque para o fazer é apostar em refeições o mais coloridas possível e que incluam alimentos de vários grupos, desde os hidratos de carbono às proteínas. Até porque, ao aumentarmos o consumo de alimentos saudáveis, temos tendência a reduzir o de refeições menos benéficas paraa nossa saúde.

5. Minimizar o consumo de comidas processadas

Não há como discordar desta norma. Nada do que é demasiado processado – desde batatas fritas a bolachas – nos faz bem. A ideia é apostar numa alimentação o mais natural possível – o que não significa, claro, que não haja exceções. Desde que estas não se tornem a regra. Muitas vezes, culpamos a falta de tempo para o facto de não nos alimentarmos adequadamente – se é o seu caso, não tenha problemas em pedir ajuda a algum amigo ou familiar, ou mesmo rever o “plano de organização” em casa.

No fundo, a principal regra para uma alimentação saudável é escolher alimentos variados e que se aproximem o máximo do seu estado original – isto é, o menos processados possível -, para obter um maior número de nutrientes.

Palavras-chave

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.