@aimeesong

Com o teletrabalho obrigatório e com o regresso ao confinamento, o tempo passado em casa é muito mais significativo.

Para muitos, trabalhar em casa pode significar uma menor prática de actividade física e mais dores no corpo, uma vez que nem todos têm espaços preparados para realizar as tarefas laborais a partir de casa, como uma secretária e uma cadeira apropriada. Além disso, o regresso ao confinamento pode originar um aumento de ansiedade e desânimo nas pessoas.

Nesse sentido, o Urban Sports Club partilha algumas dicas para que todos consigam ter uma vida activa em casa, de forma a não descurarem a sua saúde, tanto física como mental:

Levantar cedo e cedo erguer

Primeiro que tudo, é essencial programar o despertador e levantar quando o mesmo tocar. Quando se está a trabalhar em casa, o comportamento deve ser igual a quando se vai para o escritório. Isso significa tomar banho, tomar o pequeno-almoço e vestir outra coisa que não as calças de fato-treino ou o pijama. A razão para isto é que, se começar a trabalhar diretamente da cama, não estará mentalmente tão preparado para o dia de trabalho como se estivesse a seguir uma rotina matinal comum. E também pode ser bastante embaraçoso quando estiver a fazer uma videochamada!

Criar o espaço ideal

Em dias de sol até pode ser benéfico ligar o portátil e começar a trabalhar na varanda. O único problema é o quão bem se consegue concentrar nesses locais e o tipo de problemas de postura que poderá ter como resultado. A luz solar direta e o ruído não são exatamente propícios a uma boa concentração. As dores de costas também darão rapidamente o ar de sua graça se trabalhar deitado no sofá. É por isso que deve procurar um local de trabalho tranquilo e isolado, com uma secretária e cadeira confortáveis (idealmente ergonómicas). Se não houver outra escolha, a mesa da sala de jantar também serve. O principal é que o espaço esteja arrumado e que a internet funcione.

Comer snacks saudáveis

O frigorífico está sempre a chamar? E os armários da cozinha também, especialmente quando estão cheios de comida nada saudável? Saúde e nutrição andam de mãos dadas e agora é especialmente importante comer bem e fortalecer o sistema imunitário. Para evitar cair nesta armadilha, é melhor encher os armários com snacks saudáveis. Frutas, legumes, nozes ou doces de baixo teor calórico, como bolos de arroz, são permitidos. De salientar que a hidratação ao longo do dia também é essencial, seja através de água ou chás sem açúcar.

Exercitar o corpo e a mente

O teletrabalho pode ser um verdadeiro desafio. Integrar uma aula de meditação no dia-a-dia pode ser ideal para sair da rotina agitada do dia-a-dia. Com o Urban Sports Club pode deixar as preocupações de lado por uns minutos e aceder a uma aula online em directo de meditação, de forma a ter um momento relaxante numa pausa no trabalho. O foco será recuperado e o dia de trabalho será ainda mais produtivo.

É igualmente importante continuar a praticar exercício físico, e não é por estar em casa que não poderá fazê-lo! As aulas online em directo oferecem vários tipos de actividades para se manter activo – do yoga ao CrossFit, Pilates ou dança.

Utilizar bem o tempo

Querer dormir até tarde, tomar um café em paz e eventualmente começar a trabalhar? Não é uma boa ideia. O importante é manter o horário normal de trabalho. Caso contrário, de repente será hora do almoço e o dia de trabalho ainda nem começou. O mesmo se passa à noite. Se o final do dia de trabalho não for determinado, corre o risco de nunca terminar.  Planear uma hora fixa para desligar o computador também aumenta a produtividade. 

Fazer pausas também é importante! Deve adoptar as mesmas medidas que no escritório: levantar-se regularmente, alongar e fazer pequenas pausas. Lembre-se que um pouco de meditação pode fazer maravilhas na redução do stress. Apenas alguns minutos são suficientes para ter a cabeça limpa e organizada e para refletir sobre os próprios pensamentos.

Estar em constante contacto

Espírito de equipa e bom humor são os pilares para manter a motivação elevada: trocar ideias com os colegas regularmente, mesmo estando a trabalhar em casa, ou utilizar as videochamadas para uma pausa para café ou para um pequeno treino em equipa, podem ser actividades ideais para se manter o contacto entre a equipa. Podem não estar no mesmo escritório, mas estão a trabalhar pelo mesmo. Partilhar experiências vai ajudar toda a equipa a sair da rotina, pelo menos por algum tempo. 

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Saúde

Qual o melhor exercício? Dr. Oz faz revelação surpreendente

O famoso médico deixou uma dica inesperada a todos os que querem adotar um estilo de vida mais saudável.

Lifestyle

Personal trainer revela como ter motivação para treinar

Confira esta dica.

Saúde

Aqui ficam cinco conselhos para quem vai retomar a rotina de treino

Estas dicas vão ajudar a facilitar o processo, sem desculpas.

Mais no portal

Beleza

Conhece este truque caseiro para disfarçar olheiras?

Simples e rápido!

Lifestyle

Truques simples para 'melhorar o ambiente' depois de usar a casa de banho

Aqui ficam três sugestões.

Nas Bancas

A ACTIVA de fevereiro, com Helena Isabel na capa, chega amanhã às bancas!

Uma edição imperdível!

Lifestyle

Portugal considerado o melhor país do mundo para trabalho remoto e viagens

Eis os motivos para o nosso país ser tão convidativo para quem procura combinar o teletrabalho com momentos de lazer.

Saúde

Vírus Sincicial Respiratório: a patologia que está a preocupar os pediatras

Um artigo de opinião assinado pela chefe de serviço de Pediatria e coordenadora de Neonatologia do Centro hospital Universitário de Lisboa Central.

Comportamento

7 dicas que podem mesmo mudar a sua vida

De acordo com as experiências reais de milhares de pessoas.

Moda

Há uma nova loja de e-commerce de malas e acessórios 100% portuguesa

Conheça a MissCath.

Moda

Bordeaux: a cor que transforma os nossos visuais de inverno

Inspire-se nestes acessórios Parfois.

Saúde

Novo tratamento oral da Pfizer mostra-se eficaz contra a Ómicron

A nova variante é bastante transmissível.

Celebridades

Do sangue ao anel com espinhos: o noivado invulgar de Megan Fox e Machine Gun Kelly

O artista e a atriz deram o próximo passo no relacionamento de uma forma muito característica.

Celebridades

Kylie Jenner chega aos 300 milhões de seguidores no Instagram e quebra recorde

A jovem foi a primeira mulher a atingir este feito na rede social e, em geral, só fica atrás de um português.

Lifestyle

Ora aqui está a receita de um 'shot' bem saudável

Não podia ser mais fácil de preparar este Shot Erva Trigo repleto de nutrientes saudáveis e saciantes.