Cozinha, sala, quarto, casa de banho. Tomar banho, trabalhar, fazer o almoço (ou o lanche, ou o jantar), ver um filme, dormir. Esta tem sido a rotina de muitos de nós. Porém, para uma maioria – pelo menos, de acordo com as redes sociais -, o exercício físico também desempenha um papel importante.

Neste sentido, a personal trainer Jen Widerstrom revelou à revista Shape que é frequente cometer alguns erros, na hora de definir objetivos para a nossa jornada fitness. Eis os três principais:

#1 Tratar o corpo como inimigo

A conclusão é simples: se lutar contra o seu corpo, ele vai lutar de volta. Ou seja, imaginemos que o objetivo é emagrecer. Muitas vezes, nestes casos, começamos a fazer muito exercício e a comer menos. Por vezes, a um nível extremo. E aí o nosso corpo vai mostrar cansaço, vamos dormir mal, vamos ter desejos alimentares, o nosso humor não estará no seu melhor e, sobretudo, será difícil atingir objetivos. Importa, sim, ouvirmos o nosso organismo e estarmos atentos às respetivas necessidades.

#2 Usar as redes sociais para definir objetivos

Neste caso, a especialista alerta para o facto de podermos cair na tentação de seguir um determinado programa de exercício porque queremos ter o corpo da pessoa que o exemplifica, ou uma dieta porque gostamos das formas da pessoa que a defende. E cada organismo é diferente.

Quando procuras respostas fora de ti mesmo, perdes o poder de fazer as tuas próprias escolhas. Não recorras às redes sociais para te dizer o que deves fazer com o teu corpo“, afirma Widerstrom.

#3 Eleger objetivos que não fazem sentido para si, no momento

Aqui, o problema é que, quando os objetivos não são devidamente pensados de acordo com necessidades pessoais, dificilmente a motivação para os cumprir dura além das primeiras semanas. “Temos de definir o ‘porquê’ e o ‘como’ da missão“, aconselha Jen, como forma de atingir objetivos com sucesso.

A fórmula para o sucesso

Para conseguir atingir objetivos de forma eficaz, a personal trainer aconselha a que, primeiro, faça uma “viagem no tempo” e entenda tudo o que já funcionou para si no passado, e tudo o que deu errado, de modo a perceber o que pode melhorar. Além disso, deve sempre ter em conta as necessidades do seu corpo, bem como o tempo livre que tem na agenda e que pode aproveitar para se exercitar ou estar com a família, por exemplo.

No fundo, ao estabelecer objetivos, deve ter sempre em conta as suas próprias rotinas, o seu próprio corpo e aquilo que realmente deseja para si, em vez do que crê ser suposto, de acordo com as definições de outros. Ah, e manter sempre um espírito positivo – mesmo quando falha.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Halle Berry
Saúde

Halle Berry: eis o que a motiva a manter uma rotina fitness

A atriz revelou o segredo para conseguir um corpo de sonho aos 54 anos. E é mais simples do que pensa!

Celebridades

Desvendámos os segredos de fitness de 5 estrelas

De Jennifer Lopez a Halle Berry, saiba como as famosas se mantêm em forma.

Mais no portal

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.

Beleza

Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar os seus traços.

Lifestyle

Escolas portuguesas ganham um novo brilho este Natal

Graças à Make-A-Wish.

Comportamento

É amor romântico ou platónico? Saiba o que distingue os conceitos

Tendemos a associar a palavra 'relacionamento' a um envolvimento romântico, mas a expressão pode descrever qualquer tipo de ligação interpessoal.

Moda

Os melhores sapatos para usar nos meses de outono e inverno

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Os melhores vernizes nude para cada tom de pele

Esta é a escolha ideal para quem gosta de estéticas minimalistas.

Moda

Estes visuais provam que as cores neutras estão longe de ser aborrecidas

Inspire-se para os seus "looks" de outono/inverno.

Lifestyle

Esta é a série de animação que pode ajudar os seus filhos a comer melhor

Depois de conquistar mais de meio milhão de alunos nas escolas em Portugal, o projeto de educação para a saúde, Heróis da Fruta, chega agora ao pequeno ecrã

Moda

As botas cor-de-rosa perfeitas para visuais de inverno... e que também ajudam uma boa causa

Dois modelos muito especiais.

Moda

Mango Committed: descubra as peças de moda sustentável que vai querer no seu armário

A mais recente campanha da marca espanhola, “Committed to the Future” tem como protagonistas os próprios colaboradores da empresa que dão a conhecer como, a partir das suas funções, trabalham para o futuro de uma moda mais sustentável.

Diz Quem Sabe

Obesidade: as causas e soluções além da alimentação

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Renata Migueis.