Pinterest

O Hospital Lusíadas Lisboa lançou recentemente a Consulta Pós-COVID, um novo serviço de consultas de caráter multidisciplinar que permitirá diagnosticar e tratar a Síndrome Pós-COVID. Este novo serviço é composto por várias especialidades clínicas que, após uma primeira teleconsulta de diagnóstico, reencaminham e supervisionam os doentes, de forma a conseguir minimizar e tratar as sequelas da doença.

A Síndrome pós-COVID é uma nova faceta da doença, que começou a ser diagnosticada ao longo da pandemia e que pode atingir vários sistemas no nosso organismo. Por norma, ocorre após a infeção aguda por SARS-CoV-2, mesmo quando as manifestações da doença são ligeiras e não necessitaram de internamento hospitalar.

“As manifestações desta nova síndrome são muito variadas, podendo ir desde quadros com gravidade, pulmonares ou cardíacos, até queixas de tosse, dor torácica, cansaço e falta de ar. Além disso, muitos doentes relatam também sintomas de ansiedade, depressão ou dificuldade de concentração”, explica Susana Moreira, especialista em pneumologia, em comunicado. “Por isto, é tão importante a criação desta Nova Consulta Pós-COVID que, após uma primeira teleconsulta de diagnóstico, nos permite encaminhar os doentes para a especialidade mais indicada e continuar a acompanhar o seu processo nesta nova manifestação da doença que tanto impacto tem vindo a ter na vida das pessoas.”

De acordo com os especialistas, esta patologia pode ainda ser divida em dois tipos: síndrome pós-agudo, quando os sintomas persistem após 3 semanas do diagnóstico ou síndrome crónico, quando os sintomas persistem para além das 12 semanas após o diagnóstico e que não podem ser explicados por outro tipo de doença.

Os dados internacionais mais recentes revelam que cerca de 10% dos infetados apresentem sintomas após 3 semanas do diagnóstico e que 35% dos infetados não se sentem no seu estado de saúde prévio após 14-21 dias do diagnóstico de infeção. Para os doentes que foram internados no contexto de COVID-19 estes valores podem vir a ser superiores.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.