@stuffhannahdoes

Num texto para a Parents, Devan McGuinness explicou ser organizada por natureza. E essa característica aplicou-se, claro, ao período de gravidez. Porém, houve algo que acabou por apanhá-la de surpresa no pós-parto – e é isso que quer contar a todas as mães ou futuras mães.

“Depois de o meu primeiro bebé nascer eu ainda estava cheia de dores. Para mim, a dor era muito parecida à das contrações ou cólicas menstruais muito fortes“, começou por explicar. “Era intenso, às vezes tão intenso quanto o parto”, chegou mesmo a explicar.

Após ter mais filhos, as dores continuaram e as pesquisas que fez – incluíndo uma conversa com a mãe, que passou pelo mesmo – acabaram por esclarecer que sofria de cólicas pós-parto. Segundo a enfermeira Rachel Borton, estas são completamente normais e causadas pelo facto de “o útero estar a encolher para o tamanho normal, mais pequeno”.

Além disso, parece que a hormona oxitocina e a placenta também são algo culpadas neste processo de contrações uterinas. Ainda assim, a médica Sharyn N. Lewin explica que “nem todas as mulheres sentem estas dores pós-parto. Para a maioria, o desconforto é suportável e aliviado com ibuprofeno ou paracetamol“.

Borton acrescenta ainda que, por norma, após o primeiro filho, as dores não são tão evidentes, mas intensificam-se após uma segunda gravidez, já que o corpo reage mais rapidamente. Quem tem gémeos ou mais também tem maiores probabilidades de sentir estas contrações.

Normalmente, as dores mantêm-se apenas por dois ou três dias após o parto – mas o útero só volta ao tamanho normal cerca de seis semanas depois!Pode tomar medicamentos como o acima referidos, para as aliviar, ou usar as mesmas técnicas que usa na altura da menstruação, como uma botija de água quente.

Deverá sempre contactar o seu médico se as cólicas não aliviarem com medicação e se forem dores bastante agudas, como “facadas”. Esteja também atenta à temperatura corporal, que não deverá chegar aos (ou ultrapassar) 37,5ºC no período de 10 dias após o parto.

Palavras-chave

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.