@clinicarriaga

Os pacientes com COVID-19 que sofrem de doença periodontal são mais propensos a desenvolver complicações graves. Isto de acordo com um estudo recente, publicado na revista científica “Journal of Clinical Periodontology”.

“Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento”, afirma Lior Shapira, coautor deste trabalho, da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Os cuidados orais devem fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de quadros graves de COVID-19.”

Cerca de metade da população mundial com mais de 30 anos sofre de periodontite, que causa inchaço dentro e ao redor das gengivas. Se não for tratada adequadamente, a inflamação pode espalhar-se pelo corpo e infetar os pulmões, explica o Mirror Online. Os pacientes com COVID-19 ligados a ventiladores podem ser particularmente vulneráveis, pois são mais propensos a inalar bactérias orais.

O estudo avaliou 568 pacientes com COVID-19 no Qatar entre fevereiro e julho de 2020. Entre eles, 40 tinham complicações, o que significa que acabaram nos cuidados intensivos, ligados a ventiladores ou mortos. De seguida, os investigadores recolheram e analisaram informações sobre se aquelas pessoas tinham alguma infeção bacteriana do periodonto. Outros fatores, incluindo o índice de massa corporal, doenças cardíacas, asma, diabetes, tabagismo e pressão arterial, também foram tidos em conta.

Os resultados dizem que os pacientes com COVID-19 que têm uma infeção nos tecidos de sustentação do dente – osso, ligamento periodontal e gengiva – têm 8.81 mais hipóteses de morrer do que os outros. Para além disso, as possibilidades de acabarem nos cuidados intensivos ou ligados a ventiladores são 3.54 e 4.57 vezes maiores, respetivamente. Em geral, têm 3.67 mais probabilidades de sofrer complicações da doença causada pelo novo coronavírus. 

“Se for estabelecida uma ligação causal entre a periodontite e o aumento das taxas de resultados adversos em pacientes com COVID-19, o estabelecimento e manutenção da saúde periodontal pode tornar-se uma parte importante do cuidado desses pacientes“, afirmam os autores do estudo.

As bactérias orais das gengivas podem ser inaladas e infectar os pulmões dos pacientes, especialmente daqueles ligados a ventiladores, dizem os responsáveis pelo estudo. O coautor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madrid, acrescenta que “isto pode contribuir para a deterioração dos pacientes com COVID-19 e aumentar o risco de morte”. Por isso mesmo, sugere que os hospitais devem identificar os pacientes de COVID-19 com periodontite e usar antisséticos orais para reduzir a transmissão de bactérias.

A doença periodontal foi associada a doenças pulmonares, incluindo asma, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crónica. Segundo o Professor Shapira, “este estudo acrescenta mais evidências às ligações entre a saúde oral e as condições respiratórias”. Contudo, sublinha que a periodontite pode ser prevenida, através de bons hábitos de higiene oral e de uma boa alimentação. Também é importante praticar exercício físico e não fumar, de modo a manter a boca livre de germes.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Hospital Lusíadas Lisboa lança consulta para tratar sequelas da COVID-19

Equipa multidisciplinar pronta para tratar nova síndrome da doença.

Saúde

Covid-19: testemunho de médico torna-se viral

Assista ao impressionante relato que está a mover o país.

Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.