@clinicarriaga

Os pacientes com COVID-19 que sofrem de doença periodontal são mais propensos a desenvolver complicações graves. Isto de acordo com um estudo recente, publicado na revista científica “Journal of Clinical Periodontology”.

“Os resultados do estudo sugerem que a inflamação na cavidade oral pode abrir a porta para o coronavírus se tornar mais violento”, afirma Lior Shapira, coautor deste trabalho, da Universidade Hebraica de Jerusalém. “Os cuidados orais devem fazer parte das recomendações de saúde para reduzir o risco de quadros graves de COVID-19.”

Cerca de metade da população mundial com mais de 30 anos sofre de periodontite, que causa inchaço dentro e ao redor das gengivas. Se não for tratada adequadamente, a inflamação pode espalhar-se pelo corpo e infetar os pulmões, explica o Mirror Online. Os pacientes com COVID-19 ligados a ventiladores podem ser particularmente vulneráveis, pois são mais propensos a inalar bactérias orais.

O estudo avaliou 568 pacientes com COVID-19 no Qatar entre fevereiro e julho de 2020. Entre eles, 40 tinham complicações, o que significa que acabaram nos cuidados intensivos, ligados a ventiladores ou mortos. De seguida, os investigadores recolheram e analisaram informações sobre se aquelas pessoas tinham alguma infeção bacteriana do periodonto. Outros fatores, incluindo o índice de massa corporal, doenças cardíacas, asma, diabetes, tabagismo e pressão arterial, também foram tidos em conta.

Os resultados dizem que os pacientes com COVID-19 que têm uma infeção nos tecidos de sustentação do dente – osso, ligamento periodontal e gengiva – têm 8.81 mais hipóteses de morrer do que os outros. Para além disso, as possibilidades de acabarem nos cuidados intensivos ou ligados a ventiladores são 3.54 e 4.57 vezes maiores, respetivamente. Em geral, têm 3.67 mais probabilidades de sofrer complicações da doença causada pelo novo coronavírus. 

“Se for estabelecida uma ligação causal entre a periodontite e o aumento das taxas de resultados adversos em pacientes com COVID-19, o estabelecimento e manutenção da saúde periodontal pode tornar-se uma parte importante do cuidado desses pacientes“, afirmam os autores do estudo.

As bactérias orais das gengivas podem ser inaladas e infectar os pulmões dos pacientes, especialmente daqueles ligados a ventiladores, dizem os responsáveis pelo estudo. O coautor Mariano Sanz, da Universidade Complutense de Madrid, acrescenta que “isto pode contribuir para a deterioração dos pacientes com COVID-19 e aumentar o risco de morte”. Por isso mesmo, sugere que os hospitais devem identificar os pacientes de COVID-19 com periodontite e usar antisséticos orais para reduzir a transmissão de bactérias.

A doença periodontal foi associada a doenças pulmonares, incluindo asma, pneumonia e doença pulmonar obstrutiva crónica. Segundo o Professor Shapira, “este estudo acrescenta mais evidências às ligações entre a saúde oral e as condições respiratórias”. Contudo, sublinha que a periodontite pode ser prevenida, através de bons hábitos de higiene oral e de uma boa alimentação. Também é importante praticar exercício físico e não fumar, de modo a manter a boca livre de germes.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Hospital Lusíadas Lisboa lança consulta para tratar sequelas da COVID-19

Equipa multidisciplinar pronta para tratar nova síndrome da doença.

Saúde

Covid-19: testemunho de médico torna-se viral

Assista ao impressionante relato que está a mover o país.

Saúde

COVID-19: 1 em cada 8 dos pacientes britânicos que regressam ao hospital morrem

Foram analisados dados de mais de 47 mil pessoas.

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Carmo Sousa Lara: "Às vezes, estamos muito agarradas ao reforço negativo"

A nossa primeira Conversa Inspiradora chega no dia 8 de março e é sobre o corpo. O corpo da mulher real. O corpo que ainda é poucas vezes capa de revista.

Imagem de Sucesso

Saiba como escolher os modelos de óculos de sol que mais valorizam o seu rosto

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso partilho algumas dicas para que escolher eyewear nunca mais seja uma dor de cabeça.

Moda

Os 8 tipos de cuecas que todas as mulheres devem ter

De modelos estilo biquíni as tangas clássicas, estas são as peças nas quais deve investir.

Comportamento

Mais de metade dos portugueses não se veem a viver sem carro

Seis em cada 10 portugueses consideram o automóvel insubstituível, mas em 2017 eram 8 em 10. A descida deve-se à crise pandémica.

Moda

Estas peças elegantes são ótimos investimentos para a primavera

Veja as sugestões que encontrámos nas lojas online da Zara, Mango e H&M.

Mulheres Inspiradoras

Guerra aos filtros: estas influencers mostram a beleza de peles reais

Depois do positivismo corporal, o movimento do "skin positivity" começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais.

Beleza

É suposto deixarmos passar algum tempo entre a aplicação dos produtos de skincare?

Trinta segundos? Sessenta segundos? Zero? Saiba o que dizem os especialistas.

Moda

Irina Shayk mostra como usar a tendência das calças de pele com visual rock 'n roll

A peça de eleição da modelo é de uma marca que as portuguesas conhecem bem.

Saúde

Estudo sugere que grávidas podem transmitir anticorpos contra a COVID-19 aos bebés

Uma investigação publicada recentemente pode ajudar (e muito!) na estratégia de vacinação das grávidas em todo o mundo.

Beleza

O erro que comete sempre que aplica o seu hidratante de rosto favorito

Existe uma forma muito simples de potencializar a eficácia dos produtos de skincare.

Beleza

Qual é o melhor contorno para o seu tipo de rosto?

Esclarecemos todas as dúvidas sobre como adaptar a técnica de maquilhagem aos seus traços.

Moda

Estas malas aparentam ser bem mais dispendiosas do que realmente são

Saiba o que procurar nas lojas para investir em artigos que são facilmente confundidos com peças de alta-costura.