@ashleygraham

A pandemia e consequente confinamento está a afectar o stress e a ansiedade da população. Neste momento, existem demasiados problemas que prejudicam a saúde mental dos portugueses, e é cada vez  mais complicado ficar imune a esta onda de ansiedade. Assim, o Urban Sports Club partilha cinco exercícios físicos obrigatórios para combater o stress nestes tempos mais difíceis.

Relaxar com o Yoga

A prática de Yoga é ideal para aliviar o stress, uma vez que os exercícios são pensados para relaxar e equilibrar o corpo e a mente. Quem é praticante afirma que o Yoga ajuda a melhorar o humor e a criar uma sensação de bem-estar, para além de permitir que o corpo e a mente façam uma pausa aos problemas do dia-a-dia. Ao relaxamento proporcionado pela meditação e pelos exercícios de respiração, juntam-se ainda os asanas – as posições de Yoga, que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade. 

Aliviar a tensão com o Kickboxing

Muitos praticantes de Kickboxing afirmam que é nos treinos que descarregam todas as suas frustrações do dia-a-dia. Resultado? Alívio do stress, mas também um estímulo à concentração. Ao passar cada vez mais tempo em casa, a acumulação de tensão e de stress devido ao teletrabalho e à convivência com a família é normal. Assim, a prática desta modalidade é ideal para aliviar a tensão, para quem quer queimar calorias e trabalhar todo o corpo, e praticar algo mais dinâmico e divertido.

Sorrir enquanto dança

Dança é uma modalidade bastante divertida e ideal para combater o stress, sempre com um sorriso na cara. Existem tantas variantes que será fácil encontrar uma para cada gosto! Será que prefere uma aula de jazz ou ballet? Qualquer exercício que aumente a sensação de bem-estar é também um forte aliado para aliviar o stress. A hora de almoço é perfeita para convidar uma amiga e divertirem-se a fazer as aulas online, para iniciarem a tarde com a energia certa.

Caminhar ao ar livre

Uma caminhada matinal ou ao final da tarde, sozinho, é algo fácil de fazer para sair da rotina no confinamento. Segundo os especialistas, o hábito de caminhar apenas meia hora por dia tem grandes benefícios para o corpo e para a mente. Para além de exercitar o corpo e contribuir para uma grande sensação de bem-estar, estimula a circulação e melhora a actividade cardio-respiratória. Quando feita ao ar livre, a caminhada é ainda uma boa ferramenta para combater o stress, a depressão e a ansiedade. De salientar que é importante respeitar todas as medidas de segurança estabelecidas pelo Governo e pela DGS. Assim, as caminhadas devem ser feitas na zona de residência e respeitando a distância de segurança decretada.

Focar no corpo com o Pilates

Quem pratica Pilates afirma que a melhoria da postura foi a principal razão para escolher esta modalidade, mas acaba por se surpreender com todos os outros benefícios. Um deles é, sem dúvida, a redução do stress. O Pilates ajuda a aliviar o stress acumulado nos músculos, através de uma mistura de exercícios de tonificação e de alongamentos. A sua componente mindfulness, muito semelhante ao Yoga, permite concentrar toda a atenção no corpo, limpando a mente de todas as distrações e problemas.

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