@candela.mont

No inverno, obtermos a dose diária recomendada de vitamina D – cerca de 600UI (15mcg), segundo o portal Tua Saúde – pode ser uma tarefa difícil. Os dias de chuva e céu cinzento são frequentes e o tempo passado em casa aumenta. Durante o confinamento, ainda mais. Por isso, quando surgem alguns raios de sol, há que aproveitar.

Contudo, surge uma questão: está sol mas frio, pelo que temos tendência a expor-nos à claridade, mas de janela fechada. E será que é eficaz? Será que conseguimos absorver vitamina D normalmente, com os raios a ter de atravessar um vidro? Parece que não!

De acordo com a nutricionista Rúbia Gomes Maciel, em conversa com o site minhavida, “isto ocorre porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros“. Por isso, não adianta apanhar sol em casa ou no carro de vidros fechados.

Importa também referir que os raios que atravessam, de facto, os vidros, são os UVA, responsáveis pelos maiores danos na pele. Por isso, nunca se deve dispensar o uso de protetor solar – com uma exceção! Durante alguns minutos, para uma correta absorção de vitamina D, deve expor a pele ao sol sem proteção.

Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância“, refere o neurologista Cícero Galli Coimbra, em conversa com o mesmo site. O especialista aconselha, no máximo, 15 a 20 minutos sem protetor. Após este tempo, deve sempre aplicar o creme no rosto e corpo.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.