@n.dickjuergens

Existem certas práticas simples do dia-a-dia que podem estragar os dentes, aumentando o risco de aparecimento de cáries, erosão dentária e problemas nas gengivas, especialmente quando a higiene oral não é feita corretamente.

Continue a ler para saber quais são e como deve proceder para proteger o seu sorriso.

Exagerar na musculação

Quem nunca rangeu os dentes ao levantar demasiada carga? É algo bastante comum e tem um nome: bruxismo. “Dependo da frequência e da força que a pessoa faz, pode haver desgaste dentário, sobrecarga nos músculos do maxilar e até dores de cabeça e de ouvidos,” diz Fernando Reis, especialista em implantodontia e estética à revista brasileira “Boa Forma”.

Consulte um profissional para saber se está a levantar o peso adequado. Se estiver tudo bem, a solução é usar um protetor de dentes. “Além de proteger os dentes, o acessório ainda ajuda a evitar fraturas na mandíbula e até lesões no cérebro e na coluna cervical,” explica a cirurgiã-dentista Isrraela Massena à mesma publicação.

Beber demasiados sumos verdes

De certeza que tem uma receita de sumo verde que adora. E isto pode tornar-se um problema se ela contiver demasiadas frutas cítricas. “Elas podem prejudicar a camada mais externa do dente, provocando erosões”, explica a Dra. Isrraela. E se pensa que basta lavar os dentes após ingerir a bebida, desengane-se. “Isso potencializa o efeito da corrosão: as cerdas vão esfregar o ácido com ainda mais força,” acrescenta o Dr. Fernando Reis. A indicação dos especialistas é higienizar a boca 15 minutos após beber o sumo.

Fazer jejum intermitente

Popular entre as pessoas que desejam acelerar o metabolismo e perder uns quilinhos, o método consiste em passar horas sem ingerir qualquer tipo de alimento no intervalo entre o jantar e o pequeno-almoço do dia seguinte. Mas a prática pode causar mau hálito, já que ficar muitas horas sem comer gera uma diminuição do fluxo salivar e, consequentemente, a halitose.

Se o efeito a incomodar muito, fale com o seu nutricionista para avaliar se há outras estratégias que possam ajudá-la a emagrecer sem passar por esse constrangimento.

Comer açaí

Se mancha a roupa, imagine os dentes… A fruta é uma fonte de cálcio, antioxidantes, proteínas e fibras, mas é indicado lavar os dentes logo após o seu consumo. Só uma boa higiene oral e a remoção de resíduos podem evitar o escurecimento gradual,” esclarece a Dra. Massena.

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

O que está a COVID-19 a fazer à saúde oral dos portugueses?

A opinião do Dr. Filipe Melo, médico dentista na MALO CLINIC de Lisboa.

Saúde

Dentes tortos? 3 razões por detrás de sorrisos desalinhados

Saiba como manter o seu sorriso sempre saudável.

Saúde

5 curiosidades divertidas sobre dentes

Aqui ficam cinco factos curiosos sobre dentes e, claro, informações que reforçam o cuidado com a saúde oral.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.