Há muito que a Mifarma é uma empresa online de referência na venda de produtos de farmácia e parafarmácia não só pela grande variedade de produtos e marcas disponíveis, mas também pelos preços competitivos. Por isso mesmo, conseguiu atingir um nível de estabilidade que lhe permitiu crescer num ano atípico como o de 2020, que derrubou muitos negócios, tendo registado uma faturação que superou os 80 milhões de euros.

No “embalo” desta fase de prosperidade, chegou a hora de mudar. Agora a Mifarma chama-se Mifarma by Atida Plus e tem o objetivo de liderar e transformar o panorama da saúde e bem-estar em toda a Europa. O nome e a imagem podem ser diferentes, mas há coisas que não mudam: a essência e a relação de proximidade com os clientes assente numa base sólida de confiança. Quem o diz é Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe, numa entrevista exclusiva com a ACTIVA.

Leia a conversa e saiba o que os clientes portugueses – e os europeus, em geral – irão encontrar na nova plataforma.

Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe

Mifarma by Atida Plus. O novo nome é o primeiro sinal de uma evolução? De que forma?

Sim, a mudança de nome é o primeiro passo deste novo caminho que vamos percorrer enquanto parte da Atida – já não somos apenas uma pequena empresa de sucesso que nasceu em Espanha e se alargou à Península Ibérica, agora somos parte de uma organização pan-europeia que vai conquistar o continente. Este re-branding (o novo nome, as novas cores corporativas, a própria imagem do website ligeiramente adaptada, etc.) é o primeiro passo para que os nossos clientes se habituem à nossa nova identidade, mas ao mesmo tempo compreendam que permanecemos fiéis ao que sempre fomos, e sobretudo a eles.

Para além do nome, em que outros aspetos podemos esperar ver mudanças na empresa?

A mudança de Mifarma para Atida Plus vai ser progressiva para que os nossos clientes e stakeholders possam familiarizar-se com a nossa nova identidade corporativa, mas a essência e os princípios originais continuarão intactos. Continuaremos a contar com mais de 30.000 referências e 800 marcas diferentes, oferecendo um serviço de qualidade e eficiente. A única mudança que os consumidores vão perceber será relativamente ao Look&Feel da marca: novo logotipo, cores e tipografias corporativas. O que sucederá, entretanto, é que vamos fazer parte de uma corporação com um alcance muito maior, a que nos juntamos para poder chegar a toda a Europa, e a quem nós podemos aportar a nossa experiência e excelência de serviço, já mais do que comprovadas na Península Ibérica.

O plano de posicionamento da empresa também vai sofrer alterações? Se sim, quais serão as principais?

Esta aliança nasce com um objetivo claro: tornarmo-nos líderes do mercado oferecendo o melhor serviço a nível europeu, e só nesse sentido o nosso posicionamento muda: podemos aspirar a chegar mais longe. Em termos do que oferecemos aos nossos clientes, posso afirmar que os nossos serviços vão permanecer intactos. Os objetivos são:

  • Evoluir para Mifarma by Atida Plus, tornando-nos uma empresa europeia, mas mantendo a qualidade, a inovação e o serviço de excelência que sempre nos foram característicos;
  • Manter a mesma equipa de especialistas com que já contávamos, que vão continuar a oferecer aconselhamento aos clientes durante todo o processo de compra, garantindo-lhes a melhor experiência;
  • Continuar a oferecer um vasto catálogo de produtos para o cuidado e bem-estar, através de um serviço rápido e personalizado, bem como facilitar ao consumidor a compra de produtos de farmácia e parafarmácia num processo que seja ágil, rápido e simples.
O armazém da Atida Plus

Como é que a Atida Plus irá responder às necessidades dos consumidores, tendo em conta que agora são consideravelmente diferentes?

A Atida Plus oferece uma resposta profissional às necessidades de saúde e bem-estar da sociedade europeia. Combinamos a ciência e décadas de experiência no setor farmacêutico e oferecemos um amplo catálogo de produtos para o cuidado e bem-estar através de um serviço rápido e personalizado. Em suma, procuramos facilitar ao consumidor a compra de produtos de farmácia e parafarmácia para que esta seja ágil e simples, e para isso contamos com um sistema logístico que permite que os envios cheguem aos seus clientes num máximo de 24-48 horas e ferramentas que permitem um controlo rigoroso e acompanhamento das encomendas. Para além disto, e muito importante, contamos sempre com o acompanhamento personalizado da jornada de compra por parte da nossa equipa de profissionais em mais de dez áreas da saúde (nutrição, beleza e cosmética, ervanária, infantil, higiene e saúde, ótica, ortopedia, perfumaria, vida íntima, veterinária, etc). Mantemos a essência da Mifarma com um alcance superior.

2020 foi um ano de particular crescimento para a Mifarma. A expansão pela Europa com uma nova identidade é um risco ou um passo na direção certa?

Após o sucesso da Mifarma na região ibérica, tornou-se claro para nós que tinha chegado o momento de crescer, de dar este “salto” e lutar pelo nosso objetivo de conquistar a Europa. Aqui tínhamos um objetivo fulcral e em comum com a Atida – criar uma plataforma de saúde holística pan-europeia –, pelo que fazia todo o sentido unirmos ambas as empresas em prol do mesmo. A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade, por isso acreditamos que é um bom momento para dar este passo. Sentimo-nos plenamente confiantes de que os benefícios serão muito superiores a quaisquer desafios que possamos vir a encontrar neste novo caminho.

Podemos esperar que a Atida Plus continue próxima dos clientes e com preços acessíveis?

Sem dúvida, até porque com esta mudança não pretendemos fazer alterações nesse sentido. A essência da Mifarma sempre foi a de oferecer o mais vasto catálogo de produtos de forma acessível e com um acompanhamento dos clientes tão próximo quanto possível, e a evolução para Atida Plus não altera em nada esses princípios que sempre guiaram a empresa.

O quão importante é contar com os fundadores da Mifarma como parte da equipa de direção, a caminhar ao vosso lado neste projeto?

Muito importante. O objetivo desta migração sempre foi o crescimento e a liderança europeia e nunca o desaparecimento da Mifarma; assim, é muito positivo que possamos continuar a contar com a Reme Navarro e o Javier de la Rosa [funfadores] para que o espírito da empresa nunca se perca. Ambos continuam a fazer parte da equipa de direção e ocupam agora cargos com responsabilidades no Sul da Europa, a Reme como Director of Business Strategy e o Javier como Director of e-Commerce Development. Estas são, de resto, funções que já desempenham há vários meses, pelo que estamos todos mais do que preparados e confiantes nesta nova aventura.

 

Reme Navarro e Javier de la Rosa
Foto: José Miguel Esparcia

Falando especificamente de Portugal, os clientes terão acesso a novos produtos e/ou marcas?

Sim, sem dúvida. Começámos por agora por anunciar a Atida Plus, mas iremos crescendo pouco a pouco e temos grandes planos para a Atida a nível europeu, estando Portugal naturalmente incluído neles. Na Holanda e na Alemanha, por exemplo, no final de 2020 já lançámos a marca Atida Pure, uma linha de suplementos personalizados. Também aqui, a seu tempo, apresentaremos mais novidades.

Quais são as vossas expectativas para o mercado Português?

Em primeiro lugar, consolidarmos o posicionamento da marca no país, para alcançar números similares aos que obtemos de momento em Espanha. Para além da localização estratégica de Portugal, que nos é fundamental, o país possui boas infraestruturas e preços competitivos, e aporta-nos um enorme potencial de acesso a outros mercados-chave, pelo que queremos tirar partido de todos estes benefícios e verdadeiramente atingirmos o topo do mercado português no nosso segmento.

Quais são os principais objetivos da empresa para 2021?

Para além de ver bem-sucedido este processo de integração e crescimento exponencial por toda a Europa, posso dizer que o nosso principal objetivo para 2021 é chegarmos ao meio milhão de encomendas em Portugal. Estamos a trabalhar arduamente para isso e sabemos que se trata de um objetivo arriscado, mas vamos tentar vender mais de dois milhões de unidades de produto em Portugal. Deste modo, e cumprindo estes objetivos, poderíamos dizer que seria um bom ano em Portugal.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Os portugueses estão a comprar cada vez mais produtos sexuais

De acordo com a plataforma Mifarma, a compra deste tipo de produtos aumentou 40% durante a pandemia. Saiba quais são os mais populares.

Saúde

Procura por máscaras FFP2 aumenta 50% no segundo confinamento

Desde o início do novo período de confinamento, a plataforma da Mifarma em Portugal registou novos recordes na procura de produtos de proteção pessoal.

Beleza

Maskne. Os cuidados para prevenir a acne causada pelo uso de máscaras

A utilização de máscaras por longos períodos pode acarretar uma nova patologia na pele, denominada “maskne” pelos dermatologistas.

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.