@sabrina.senhorita

Sarah e Kurt Bjorkman são um casal de médicos – ela, obstetra e ginecologista, ele, pediatra. Juntos, decidiram documentar, no Youtube, a própria jornada de tentar engravidar. Num dos vídeos, focaram-se em quatro dicas, baseadas em fundamentos científicos, que podem ajudar a conseguir conceber mais rapidamente.

Surpreendentemente, as chances de uma mulher engravidar num mês são de 20% a 25%“, começa por dizer Sarah. E Kurt acrescenta: “mas felizmente, para a maioria dos casais saudáveis, isso significa que, após seis meses, 80% conseguirão ter engravidado“. Mas, afinal, como contribuir positivamente para estas chances?

O casal formulou três dicas, sob a sigla “FAST” (que significa “rápido”, em inglês): F para fitness, A para “avoid” (evitar), S para “sex” (sexo) e T para “timing” (momento). Ei-las:

Fitness

O casal explica que, assim que começaram a pensar em ter filhos, deram especial atenção à atividade física, para garantir que se encontravam na melhor forma possível. Até porque, como explicam, estudos mostram que mulheres obesas podem demorar o dobro do “normal” a engravidar e mulheres que têm peso a menos podem demorar quatro vezes mais a consegui-lo.

Assim sendo, manter uma rotina regular de exercício, bem como comer de forma o mais saudável possível, são dois dos principais pilares da jornada de tentar engravidar. Os médicos alertam ainda para o facto de ser aconselhado que as mulheres comecem a tomar um suplemento de ácido fólico assim que pensam começar a tentar ter um filho.

Evitar

Sobretudo, deve evitar fumar, beber álcool, demasiada cafeína, bem como outras toxinas. Mulheres que fumam têm maiores probabilidades de lidar com infertilidade e sofrer um aborto espontâneo, e os homens de terem menor quantidade de esperma e menor motilidade do mesmo. Quanto ao álcool, estudos mostram que mulheres que ingerem duas ou mais bebidas por dia têm maiores chances de ser pouco férteis, pelo que, assim que começa a tentar engravidar, deve reduzir esta quantidade para uma bebida ocasionalmente (ou eliminar por completo). Durante a gravidez, não há uma quantidade de álcool considerada segura.

Quanto à cafeína, o consumo de duas ou três chávenas por dia aumenta o risco de aborto, pelo que é aconselhado que se reduza para, no máximo, duas chávenas por dia. Devem também ser evitadas substâncias como marijuana ou contacto com pesticidas ou metais pesados, por exemplo.

Sexo

Sarah e Kurt começam por explicar que, ao contrário de algumas teorias, não há uma posição sexual especial para conseguir engravidar mais rápido. Não precisa de ficar de lado, muito menos levantar as pernas após a relação, até porque o esperma chega às trompas de falópio em apenas alguns minutos.

Quanto à frequência da ejaculação, se o homem ficar entre cinco ou dez dias sem o fazer, pode reduzir substancialmente a quantidade e qualidade de esperma. Por sua vez, ejacular diariamente não foi associado a esta redução, pelo que não parece ser contraindicado – pelo contrário! Por fim, o casal explica que não é aconselhado usar qualquer lubrificante, já que pode dificultar a mobilidade dos espermatozóides.

Momento

Qual a melhor altura para ter relações sexuais? No período fértil da mulher, que são cerca de seis dias, sendo o último o dia da ovulação. As maiores chances de engravidar têm vindo a ser associadas a quando o casal tem relações um a dois dias antes do dia da ovulação, já que, assim, o esperma já lá está à espera do óvulo. Os médicos revelam que, no fundo, ter sexo dia sim dia não parece trazer bons resultados.

Tendo em conta que prever o dia da ovulação pode ser difícil para algumas mulheres, há algumas coisas que podem ajudar, desde acompanhar sintomas em aplicações próprias, a observar o muco cervical (quanto mais elástico, mais fértil é), medir a temperatura basal ou mesmo usar testes de ovulação, que revelam quando está mais fértil.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.