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Por norma, o nosso corpo envia-nos vários sinais quando algo não está bem. E o consumo excessivo de açúcar não é exceção. Veja 7 dos vários alertas a que deve estar atenta.

1 – Apetece-lhe sempre algo doce. Quando a vontade de coer doces se torna frequente, pode ser, precisamente, sinal de que anda a consumir demasiado açúcar. Isto porque esta ingestão excessiva “causa uma resposta hormonal como uma onda, que nos eleva, mas que, quando baixa, nos causa mais vontade de voltar a ‘subir’“, refere Brooke Alpert, fundadora da B-Nutritious

2 – Necessita de maiores quantidades de açúcar para se sentir satisfeita. Quando comsumimos mais açúcar que o normal, mais vezes que o normal, aumenta a nossa tolerância ao ingrediente, fazendo com que apenas maiores quantidades nos satisfaçam.

3 – Aumentou de peso. Este é um clássico. O motivo? Comer muito açúcar, sobretudo se não for acompanhado de outros alimentos ricos em proteína, por exemplo, não nos satisfaz. Pelo contrário, aumenta o nosso apetite. “Excesso de açúcar, é excesso de calorias. E como não tem proteínas ou fibra, não alimenta, e faz-nos comer mais“, revela Alpert.

4 – Tem mudanças de humor frequentes. Sim, o culpado pode ser o açúcar. “A queda de açúcar no sangue que ocorre após um período em que ingerimos muito açúcar, pode levar a mudanças de humor e irritação, bem como a uma má atitude, devido à perda de energia. Note-se que, de acordo com o site Prevention, elevados níveis de açúcar estão diretamente relacionados com um maior risco de depressão.

5 – Os problemas de pele não a largam. Desde acne à rosácea, várias são as consequências que o consumo de açúcar exagerado pode ter para a nossa pele. Isto porque “Certas pessoas são sensíveis a picos de insulina, devido ao consumo de açúcar, causando uma cascata hormonal“.

6 – Cáries? Se tem uma ou mais, pode culpar o açúcar. “Quando as bactérias consomem partículas de alimentos entre os dentes, produz-se ácido, o que leva ao apodrecimento dentário“, afirma Brooke.

7 – Sente-se frequentemente sem energia. Quando nem umas quantas chávenas de café são suficientes para aumentar os seus níveis de energia, experimente cortar no açúcar. “A energia é mais estável quando o açúcar no sangue também se encontra equilibrado. Portanto, quando consumimos demasiado açúcar, os altos e baixos de açúcar no sangue, levarão a picos e declínios de energia“, finaliza.

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