@rosiehw

A maioria das pessoas só dá valor à qualidade do sono quando a perde. A verdade é que nascemos com a capacidade de dormir bem, mas, ao longo do tempo, perdemos essa habilidade, quer seja por causas clínicas ou comportamentais.

Conheça três motivos que atrapalham o seu descanso noturno e aprenda a driblar cada um deles:

Excesso de cafeína

As bebidas estimulantes, como o café, o chá preto e as energéticas, enviam um recado ao corpo, dizendo que ele tem de ficar ‘ligado’ para desempenhar alguma atividade. Logo, se quiser dormir, terá de passar a mensagem correta: a de ‘desligar’. Como não temos um interruptor que faça isso por nós, devemos desacelerar os nossos pensamentos e atividades aproximadamente três horas antes de ir para a cama, diz a revista “Boa Forma”.

Solução: algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e a outros estimulantes, mas, no geral, o recomendado é beber, no máximo, três chávenas pequenas de café por dia, antes das 16h.

Sedentarismo

O exercício físico é um remédio natural: dá maior resistência física, diminui a incidência de dor e regula o humor, porque produz endorfinas. Na falta dele, não é só o seu corpo que sofre para se manter na linha; a sua mente também fica agitada, dificultando o relaxamento.

Solução: inicie uma atividade ainda hoje. Que tal subir as escadas do prédio, em vez de apanhar o elevador, ou dar uma caminhada pela sua rua? Viver com um maior equilíbrio físico e mental vai auxiliar o sono. Contudo, é importante avaliar como o seu organismo reage à adrenalina, já que algumas pessoas ficam muito despertas ao realizar exercícios à noite. Se for esse o seu caso, treine de manhãzinha ou até três horas antes de dormir, e aposte em atividades relaxantes no período noturno, como uma massagem, um banho de imersão ou a popular meditação.

Tempo de ecrã à noite

O telemóvel, a televisão e o computador são aparelhos que acionam o raciocínio e a tomada de decisão, e trazem-nos uma infinidade de informações. Tudo isto é ótimo, mas quando lidamos com eles no período noturno, o nosso organismo tem dificuldades em desacelerar.

Solução: use o quarto para dormir, descansar e ter prazer. O ideal é deixar o telemóvel e o computador de lado pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Se isso for muito difícil, escolha uma série, filme ou programa mais tranquilo (nada de suspense) e assista na sala de estar.

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Procrastinação na hora de dormir é um ciclo vicioso que sabota a qualidade do sono

Um hábito que está a tornar-se cada vez mais comum em tempos de pandemia.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Beleza

Afinal, porque é que não devemos dormir com o cabelo molhado?

Será que sabe mesmo qual o motivo?

Mais no portal

Celebridades

Tom Felton atualiza estado de saúde após ter sido transportado para o hospital

O ator de 'Harry Potter' sentiu-se mal durante uma partida de golf.

Lifestyle

Netflix cancela série com mistério por resolver

Saiba qual!

Lifestyle

55% dos portugueses gostaria de viajar com os animais de estimação

A revelação é de um estudo da eDreams.

Lifestyle

Onde acampar este outono?

Confira 10 sugestões.

Moda

Josefinas lança a mala de outono perfeita

Chama-se 'The Bucket Bag' e está disponível em três cores.

Comportamento

9 características das relações bem-sucedidas

Saiba se a sua preenche todos os "requisitos".

Saúde

Dois grandes mitos que a estão a impedir de atingir aquele número na balança

Conheça-os e saiba como os ultrapassar.

Lifestyle

BoatLovers: um barco aqui tão perto

Para tornar muito mais fácil alugar ou comprar um barco nasceu esta empresa, dos fundadores da HomeLovers.

Saúde

Viver Sem Fumo: o método criado por Cristiana Machado, que garante resultados em 15 minutos

Lifestyle

Afinal, por que motivo usamos a aliança na mão esquerda?

Explicamos tudo.

Saúde

Estes alimentos típicos da cozinha japonesa podem ajudar-nos a viver mais anos

Gosta de molho de soja? Então este artigo é para si.