sarashakeel

Numa altura em que o grande objetivo é conseguir a imunidade de grupo, para combater a pandemia da covid-19, surge a notícia de que a primeira geração de vacinas se pode tornar ineficaz no espaço de um ano. O motivo é simples: o facto de os países mais pobres terem menor acesso à vacinação dá espaço a que surjam novas variantes do vírus. É, portanto, essencial, que o combate à pandemia seja global.

Dois terços dos epidemiologistas, virologistas e especialistas em doenças infecciosas inquiridos pela People’s Vaccine Alliance acredita na ineficácia deste primeira geração de vacinas em 12 meses ou menos. Os restantes, acreditam que será em menos de 9. 88% dos especialistas refere a tal baixa cobertura de vacinas em vários países, o que favorece o surgimento de mutações do vírus.

Surgem novas mutações todos os dias. Às vezes, conseguem encontrar um nicho que as torna mais adequadas do que as suas antecessoras. Estas variantes sortudas podem transmitir-se mais eficientemente e potencialmente escapar à resposta imunitária das variantes anteriores”, explica Gregg Gonsalves, professor associado de epidemiologista na Universidade de Yale, citado pelo The Guardian.

Também o secretário-geral da ONU, António Guterres, referiu: “O Norte global totalmente vacinado voltará a ficar vulnerável às novas variantes do vírus, portanto, é do interesse de todos garantir que, assim que possível e de uma forma justa, todos sejam vacinados em todo o lado e que as vacinas sejam consideradas um verdadeiro bem público global“.

Por fim, Max Lawson, presidente da People’s Vaccine Alliance, deixa um alerta: “A urgência que vemos nas nações ricas para vacinar as suas populações, querendo atingir toda a população adulta até ao verão, não é refletido a nível global. Em vez disso, temos a Covax a apontar para talvez 27% no final do ano, se conseguirmos administrar isso – simplesmente não chega”.

Palavras-chave

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.