
Alguma vez reparou que os espirros de algumas pessoas têm um cheiro característico? Em primeiro lugar, não, não é impressão sua. Isto é bem real e existem vários motivos para isto acontecer. Cada um deles diz muito sobre a saúde de alguém e, por isso mesmo, reunimos as principais causas numa lista.
Cheiro fétido
A causa mais comum para um espirro com um cheiro desagradável é a sinusite, revela o otorrinolaringologista Roheen Raithatha, em declarações à revista americana Women’s Health. “Nesta patologia, o muco infetado fica estagnado no nariz e cheio de bactérias, que podem causar um mau odor“, explica o especialista. “Esse muco é expelido pelo nariz durante um espirro”.
Cheiro amargo
Aqui, o culpado pode ser o mau hálito, uma vez que, quando espirramos, é expelida saliva do nariz e da boca. Se o problema continuar, mesmo depois de tomar os devidos cuidados, isso pode ser um indicador de algo mais sério como, por exemplo, doença gengival. Certifique-se de que mantém bons hábitos de saúde oral, para manter as gengivas saudáveis e vá ao dentista, no mínimo, duas vezes por ano.
Cheiro a amoníaco
A diabetes ou problemas sérios de rins podem fazer com que o hálito e os espirros cheirem um pouco a este composto químico. Se este é o seu caso, comece por procurar um um otorrinolaringologista que possa fazer uma avaliação detalhada.
Cheiro adocicado
Não é assim tão fácil identificar a causa de um espirro com um cheiro doce, como acontece nos outros casos. Segundo o Dr. Raithatha, pode ser indicador de uma condição chamada cetoacidose, uma complicação da diabetes que ocorre quando o nível de glicemia (açúcar no sangue) fica muito alto por muito tempo. Esse cheiro raro também pode estar associado a um problema alimentar ou médico subjacente, por isso o ideal é marcar uma consulta com um especialista.
Cheiro a fumaça
Esta é óbvia. Se é fumador, mesmo que seja só socialmente, os seus espirros podem começar a cheirar a algo queimado. Assim sendo, deixe de fumar. O seu corpo vai agradecer-lhe.