@barbara_ines

Já sabemos, há muito, que o açúcar não é (de todo) o nosso melhor amigo. Não só ajuda a aumentar os números na balança, como está na origem de alterações hormonais e problemas de saúde graves. No entanto, é difícil recusar aquele chocolate entre as refeições, aquele bolinho ao lanche, ou mesmo uns quantos cafés bem docinhos. Por isso mesmo, revelamos as mudanças incríveis que acontecem no corpo quando nos libertamos deste ‘vício’:

Pele com uma aparência mais jovem

Níveis elevados de açúcar no sangue podem desencadear um processo molecular chamado glicação. Por sua vez, este faz com que a reparação do colagénio da pele seja mais lenta, levando a uma aparência mais envelhecida. As rugas precoces e a perda de elasticidade são outras duas consequências de uma dieta rica em açúcar.

Energia ao rubro

Os hidratos de carbono que ingerimos através do açúcar são digeridos rapidamente e desencadeiam um boost de energia. O problema é que este é apenas momentâneo e, depois de esse efeito passar, sentimo-nos mais cansados que antes. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis como, por exemplo, os frutos secos, são uma opção melhor para que os níveis de energia sejam mais duradouros.

Diminuição da gordura abdominal

A longo prazo, a frequência dos picos de açúcar no sangue pode levar a uma acumulação de gordura no corpo, em particular na zona abdominal. E esta consequência pode levar a outras bastante graves. Conhecida como gordura visceral – aquela que envolve os órgãos internos -, é uma das mais perigosas para a saúde, podendo levar a problemas de coração e/ ou cancro. Menos açúcar, menos perigo!

Facilidade na perda de peso

O consumo regular de açúcar leva a uma dispersão de células de gordura pelo corpo inteiro, facilitando a acumulação desta substância e, por sua vez, o aumento de peso. Diminuir o consumo deste ‘inimigo’, mantendo os níveis de insulina mais estáveis, faz com que o apetite seja mais reduzido, o metabolismo mais rápido e a perda de peso mais fácil.

Diabetes? Não obrigada

Reduzir o açúcar na dieta diminui o risco de virmos a sofrer de Diabetes tipo 2. Isto porque uma dieta rica em hidratos de carbono de rápida digestão requer que o pâncreas que liberte quantidades excessivas de insulina, levando a problemas no funcionamento das células.

Melhoria da condição cardiovascular

Ao eliminar ou reduzir o açúcar do seu dia-a-dia, estará a contribuir para a saúde do seu coração. Um estudo realizado em 2014 revelou que pessoas com dietas em que o açúcar ocupava 17 a 21% das calorias diárias tinham um risco 38% maior de morrer devido a doenças cardiovasculares comparativamente àqueles que apenas consumiam cerca de 8%.

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