Uma alimentação equilibrada é um pilar essencial na manutenção de um organismo saudável. Porém, mesmo quando pensamos que estamos a fazer escolhas saudáveis, podemos estar a deixar de parte alguns nutrientes que nos fazem (muita) falta.

Por isso mesmo, o Dr. Michael Greger alerta para algo essencial na nossa dieta capaz de prevenir os AVC:

Aparentemente, não é preciso muita fibra para diminuir o risco de AVC. Aumentar o consumo de fibra apenas 7 gramas por dia pode estar associada a uma redução do risco de 7%. Dependendo, evidentemente, da quantidade de fibra que ingeriam. Estas 7 gramas adicionais são fáceis de acrescentar à nossa dieta: é o equivalente a uma taça de papas de aveia com frutos vermelhos ou uma dose de feijão cozinhado“, escreve, em “Como Não Morrer“.

O médico refere ainda que o insuficiente consumo de fibra pode estar associado ao endurecimento das artérias, que, por sua vez, eleva o risco de AVC, e que comer vegan ou vegetariano não implica, necessariamente, que se esteja a comer de forma saudável. É essencial que se inclua na dieta alimentos à base de plantas que contenham fibra suficiente.

Por fim, uma nota importante: “enquanto que uma dieta à base de plantas seja benéfica na prevenção de inúmeras doenças crónicas, os benefícios cardiovascularses deste tipo de dieta podem ser severamente prejudicados pela deficiência de vitamina B12“. Assim sendo, uma fonte regular desta vitamina é essencial para a prevenção de AVC de todos os que adotam uma dienta vegan ou vegetariana.

Atualmente, a dose diária recomendada de fibra é de cerca de 25 gramas.

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