Meio desconfiada – confesso -, mas encontrando força na vontade de diminuir a minha pegada ecológica nos anos que ainda me restam antes da menopausa, experimentei o ‘tal’ copo menstrual, de que algumas amigas me falavam com entusiasmo.

No meu caso, experimentei o da enna cycle, que tinha a vantagem de apresentar um aplicador para facilitar a sua utilização. Antes de recebê-lo, respondi a um pequeno questionário, porque o copo está disponível em três tamanhos (S, M e L). Para determinar qual o indicado, entram questões como o número de partos naturais, a idade e a altura, entre outras variantes.

Mas afinal o que é o copo menstrual? É um recipiente que se introduz na vagina durante a menstruação para recolher o fluxo menstrual. Ao contrário dos tampões, que também se utilizam internamente, o copo menstrual não absorve o sangue; este permanece no interior do copo até que este seja retirado da vagina e o líquido seja despejado.

Alternate text

No caso do copo da enna cycle é de silicone biodegradável e apresentado como totalmente compatível com o organismo. Sem substâncias químicas na sua composição, não provoca qualquer tipo de reação adversa: não modifica o pH vaginal e não interfere na flora vaginal, não desequilibrando a capacidade natural de proteção. 

Agora era chegada a altura de o colocar. Neste caso, podemos escolher várias formas de o “dobrar” para o introduzir de forma fácil, ou, que foi o meu caso, recorrer ao aplicador – semelhante ao do tampão. Simples e sem complicações. Restava saber se me sentir confortável. Perfeitamente. Não dei pela diferença. Ou seja, havia o risco de me esquecer que o tinha colocado, não fosse o caso de apresentar um cordão silicone, que não nos lembra que o temos posto.

No caso do copo menstrual enna cycle pode ser usado até 12 horas e ficar colocado durante a noite (o que é uma vantagem) e, de facto, não sofri qualquer perda de fluxo menstrual durante a sua utilização.

O kit em que é vendido é ainda composto por dois copos menstruais e por uma caixa esterilizadora – o copo deve ser esterilizado uma vez por mês, antes de cada menstruação.

É importante recordar que durante a vida fértil, cada mulher pode chegar a utilizar mais de 12 mil tampões e/ou pensos higiénicos e o aplicador de plástico do tampão pode levar até 300 anos a decompor-se. No caso do copo menstrual, a duração pode ir até 10 anos, pelo que os benefícios para o ambiente – e para a carteira – são mais do que muitos.

Alternate text

Para calcular corretamente o tamanho, a marca tem disponível um questionário online. Em caso de insatisfação ou de compra do tamanho errado, a marca garante a troca do produto.

Preço: Copo Menstrual com aplicador, 2 unidades: 42.90€

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Nas Bancas

Activa Verde: é urgente mudar o futuro

Nas bancas!

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Mais no portal

Comportamento

Brinquedos sexuais: revelados os hábitos dos portugueses entre quatro paredes

A grande maioria dos inquiridos num estudo recente admitem que o uso de brinquedos teve um impacto positivo na satisfação com a vida sexual.

Beleza

Saiba como conseguir pestanas de boneca sem usar extensões

Estes três truques vão deixá-las longas e volumosas.

Saúde

Os motivos para os vinhos naturais não causarem ressacas tão severas

Saiba se esta é a opção que faz mais sentido para si.

Comportamento

6 padrões de pensamento que pioram a ansiedade (e como combatê-los)

Aqui ficam as recomendações de um especialista.

Moda

20 vestidos de verão abaixo dos 50 euros que seguem as últimas tendências

Não há como falhar com estes modelos no seu armário cápsula de verão.

Saúde

É normal perder o apetite durante a menstruação? A resposta de uma especialista

A explicação resume-se a três pontos.

Comportamento

5 sinais de que está num relacionamento com potencial para dar certo

De acordo com um psicólogo, estas são as características de casais com relações bem-sucedidas a longo prazo.

Body Shaper

Os tratamentos caseiros indispensáveis em qualquer 'operação biquíni'

O novo episódio da rubrica Body Shaper conta com três sugestões muito simples e eficazes.

Moda

É possível recriar o estilo de Katie Holmes por menos de 30 euros

A atriz usou um top em crochê que tem um preço bastante acessível e ainda está disponível na loja online da marca.

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.