Obviamente, temos maior apetite sexual quando não nos sentimos exaustos e de mau humor. Logo aqui, percebemos a ligação direta que as horas e qualidade do nosso sono têm com a nossa vida sexual – e, consequentemente, na relação com o outro.

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que as mulheres que dormiam menos reportavam menores níveis de desejo e atividade sexual, ao contrário daquelas que dormiam mais horas.

David Kalmbach, investigador e autor do estudo, garante que as mulheres que dormem menos e estão mais cansadas têm menos probabilidade de sentir emoções positivas, como a felicidade, que, por sua vez, estão diretamente relacionadas com a libido.

Além disto, as hormonas sexuais também desempenham, claro, um papel importante. “Evidências sugerem que o estrogénio nos ajuda a manter padrões de sono normais“, afirma a professora de farmacologia Jessica Mong, em conversa com a Shape. E quando os níveis de progesterona estão elevados, tendemos a sentir mais sonolência.

Ora, as flutuações nos níveis destas hormonas estão associados à qualidade do sono e, no caso das mulheres, os ciclos menstruais têm grande influência nas mesmas. Portanto, como conseguir dormir mais e ter melhor (e mais frequente) atividade sexual? Confira estas 4 dicas:

1 – Relaxar. O stress tem um impacto negativo na qualidade do sono e na vida sexual. Posto isto, aproveite para tirar alguns momentos de cada dia para se dedicar a algo que o reduza – seja meditação, atividade física, cozinhar…o que seja!

2 – Mexa-se. Estudos comprovam que o exercício físico regular ajuda a dormir melhor. E isto torna-se particularmente importante no início e no final de cada ciclo, quando o estrogénio não consegue regular o sono devidamente.

3 – Sexo matinal. O horário mais comum para a atividade sexual dos casais é por volta das 23h. Porém, este não é ideal, já que os níveis de energia estão mais baixos. Por isso mesmo, dar uma oportunidade ao sexo matinal pode revolucionar a qualidade da intimidade a dois.

4 – Sexo de reconciliação. Depois de uma discussão – e do devido tempo para se acalmarem -, porque não ir para debaixo dos lençóis? O conflito é inimigo do sono e o sexo ajuda a reduzir os níveis de stress, pelo que é ideal para uma boa noite de descanso.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.