@thefull_monti

Não há dietas restritivas que se mantenham para sempre, todos os dias das nossas vidas. Há, sim, hábitos saudáveis que podemos ir adquirindo, não só no prato, como fora dele. E o principal, de acordo com os especialistas, é bastante simples: dormir o suficiente.

Andrea Spaeth, da Rutgers University, afirma que vários estudos têm mostrado que adultos que dormem menos de cinco ou seis horas por noite ganham mais peso com o passar do tempo, têm zonas abdominais mais largas e maior propensão a tornar-se obesos, quando comparados com os que dormem o suficiente.

O motivo? Quando reduzimos o número de horas de sono, as hormonas que nos fazem sentir fome ficam mais ativas, levando-nos a ingerir mais calorias. E, por norma, através de alimentos menos saudáveis, quer doces, quer salgados. O especialista recomenda que devemos planear o nosso horário de dormir, de forma a que consigamos, pelo menos, sete horas de sono por noite, e, de preferência, eliminando quaisquer dispositivos eletrónicos do espaço, bem como criando uma atmosfera confortável, com a temperatura ideal.

Além do sono, há outros dois hábitos recomendados por vários especialistas, de modo a conseguir manter o peso perdido. Um deles é estabelecer um período para fazer as refeições durante o dia, por exemplo, entre as horas x e y, e não ingerir muitas calorias tarde. O outro, é subir à balança (mesmo que tenha medo do resultado). Manter este hábito, desde que não de forma obsessiva, serve como um espelho das nossas escolhas e pode ajudar-nos a manter-nos motivados.

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