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Notou que os ponteiros da balança estão a subir? Pode ser porque está a comer demais às refeições.

Embora perder peso nem sempre se resuma a consumir menos calorias, não há como negar que ingerir mais energia do que a que gasta leva ao aumento de peso. Muitas pessoas exageram nas porções porque se deixam ficar com muita fome e, depois, comem até um ponto que ultrapassa a saciedade. O conselho dos nutricionistas? Comece por comer um prato de sopa.

“O benefício de comer sopa no início da refeição é que ela pode ajudar a aumentar o volume do estômago, deixando menos espaço para alimentos com maior teor calórico”, diz a nutricionista Kelly Krikhely, em declarações ao site POPSUGAR.

A especialista acrescenta que as sopas à base de caldo são as mais recomendadas. Isto porque as cremosas tendem a ter muitas calorias e podem ter o efeito oposto ao desejado.

Mas este não é apenas um truque aconselhado pelos nutricionistas; também tem um suporte científico. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que quando um grupo de participantes comia sopa antes do prato principal, em média, ingeria menos 20 por cento de calorias comparativamente aos voluntários que não comiam sopa primeiro.

Além de encherem o estômago, as sopas à base de caldo são hidratantes, o que pode saciar a sede, e são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Mas tenha atenção aos ingredientes: receitas com grandes quantidades de arroz, massa ou batata podem ser bombas de calorias, adverte Kelly. 

“O segredo é garantir que escolhe uma sopa à base de caldo repleta de vegetais que não só vão saciá-la, mas também mantê-la satisfeito por mais tempo“, explica.

A nutricionista diz ainda que comer uma salada rica em fibras, com muitos vegetais e um molho leve, de antemão tem o mesmo propósito. Outra dica útil para quem quer começar a controlar melhor as porções de alimentos que ingere.

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