@bubblyaquarius

A grande esmagadora maioria das pessoas que procura uma nutricionista quer perder peso, mas também há quem queira ganhar massa magra.

Em Hollywood, são muitas as histórias de atores que tiveram de ganhar uns quilos especificamente para um papel e, para tal, fizeram dietas à base de dónutes, pizzas, refrigerantes, etc. Essa, certamente, é uma forma de fazê-lo… mas não é a mais saudável.

Existem coisas tão ou mais importantes do que as calorias e a velha máxima “somos aquilo que comemos” é verdadeira: os nutrientes provenientes dos alimentos são a matéria-prima que o corpo usa para construir novas células, sendo que uma dieta pobre não fornece muito – ou nada, na verdade – com que trabalhar.

Foi a pensar nas pessoas que querem ganhar peso de uma forma saudável que a nutricionista Cynthia Sass partilhou cinco truques com a revista Shape. Conheça-os, abaixo:

Não deixe passar mais de quatro horas entre refeições

O corpo precisa de um fornecimento contínuo de energia, visto que é uma ‘máquina’ que está sempre ligada – o coração, a circulação sanguínea e os músculos não param. Quando salta refeições, está a privar o seu corpo do combustível de que ele tanto precisa. O resultado é uma quebra de energia, que, infelizmente, engloba perda de massa muscular. A melhor forma de prevenir que isso aconteça é fazer refeições regulares, com intervalos de três a quatro horas. Se está a tentar ganhar massa muscular, este timing é particularmente importante. A consistência é um fator chave.

Coma vários alimentos de uma vez

Pense sempre em três grupos alimentares. Em vez de comer só uma banana ou um punhado de frutos secos, barre uma fatia de pão integral com manteiga de amêndoa e rodelas de banana – já agora, este é o pequeno-almoço pós-treino de Khloé Kardashian – e acompanhe com um copo de leite magro orgânico ou de uma bebida vegetal. Uma maior variedade fornece um espetro mais alargado de nutrientes ao corpo durante o dia.

Coma alimentos saudáveis, mas densos

A melhor forma de beneficiar de nutrição extra sem exagerar nas quantidades, ou recorrer a comida de plástico, é escolher alimentos ricos em nutrientes, com muitos hidratos de carbono (bons), proteína ou gordura numa porção pequena. A fruta desidratada é um ótimo exemplo, porque a porção encolhe cerca de 75% com a remoção da água. Certifique-se apenas de que compra produtos sem açúcar adicionado ou conservantes.

Beba os seus alimentos 

Os líquidos não são tão saciantes quanto os alimentos sólidos, portanto, se estiver a tentar ganhar peso, eles podem nutrir sem causar fastio ou inchaço. Entre as boas opções estão os sumos 100% de fruta, o leite magro orgânico, bebidas vegetais e smoothies. Estes últimos são ideais (mais do que os batidos, que normalmente contêm leite, iogurte, gelado, etc.), porque pode reforçá-los com todo o tipo de ingredientes bons como, por exemplo, gérmen de trigo, manteiga de amendoim, sumo de cenoura e proteína em pó.

Coma mesmo antes de ir dormir

Grande parte da nossa regeneração acontece enquanto dormimos. É como se fosse a hora de ponta para a construção de massa muscular, portanto comer um snack saudável antes de dormir garante um novo suprimento de nutrientes que estão disponíveis para ‘ir para o trabalho’ dentro do corpo. Uma ótima opção, que não vai deixá-la demasiado farta, é uma salada feita com pasta 100% integral, vinagrete, vegetais cortados e uma fonte de proteína magra como feijões, peito de frango ou queijo orgânico em cubos.

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