Pinterest

 Ir ao dentista pode ser o sonho de muitos, mas é um pesadelo para outros. O medo irracional de ir ao dentista tem nome: odontofobia. Mas também tem cura! Para garantir que todos se sentem confortáveis na hora de cuidar do sorriso, a cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress sugere cinco dicas:

  1. Procurar aconselhamento: o medo de ir ao dentista pode ser justificado por más experiências passadas, mas é importante ter em conta que nem todos os profissionais e tratamentos são iguais. A melhor forma de contornar o problema é procurar aconselhamento junto de amigos ou pesquisar novas clínicas e profissionais que estejam bem referenciadas para encarar a experiência com mais confiança e melhores expetativas;

  2. Tirar todas as dúvidas: quanto maior segurança tiver sobre um tratamento, menor o receio em avançar. O truque é esclarecer todas as dúvidas com o profissional de saúde e reunir informação segura e confiável sobre o processo a seguir, de forma a garantir que não sofre por antecipação ou por imaginar um cenário que não corresponde à realidade;

  3. Conhecer as novas tendências do setor: há quem tenha receio de tratamentos que, hoje em dia, já não metem medo a ninguém. A tecnologia revolucionou o setor da ortodontia e há agora tratamentos como, por exemplo, o ortodôntico invisível, que oferecem uma experiência eficaz e indolor através da utilização de alinhadores invisíveis. É importante conhecer as novas soluções para não temer o passado;

  4. Utilizar técnicas de relaxamento: se o medo é difícil de controlar, há formas de, pelo menos, contorná-lo. Além de um exercício de respiração e de fechar os olhos, a solução pode passar pela música. Depois de esclarecidas as dúvidas com o profissional de saúde, concentre-se em ouvir música que o transporte para outro ambiente.

  5. Focar no resultado final: a melhor solução para ultrapassar a odontofobia é focar no resultado final. Há clínicas que dão a oportunidade aos pacientes de visualizarem o sorriso após o tratamento ainda antes de o iniciar, o que constitui uma motivação e confiança extra para avançar no tratamento, sem medos.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

5 dúvidas sobre saúde oral na gravidez... esclarecidas

No Dia da Mãe, 2 de maio, a Dra. Mariana Nunes, médica dentista na MALO CLINIC Lisboa, esclarece algumas dúvidas frequentes.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Saúde

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?