@thedivacup

Já notou a presença de sangue ou até mesmo de coágulos no penso higiénico durante a menstruação? Além da cor, a textura do sangue também pode sofrer alterações de ciclo para ciclo e, à partida, isto é normal.

Para começar, é importante explicar o que é o sangue da menstruação. Todos os meses, o endométrio, que é a parede interna do útero, prepara-se para receber um embrião – fica mais grosso e vascularizado, cheio de sangue. Se a fecundação não acontece, o corpo entende que pode descartar o endométrio, então o tecido rompe-se e é expelido. Juntamente com o fluxo sanguíneo, podem aparecer essas plaquinhas.

 “O coágulo é a forma sólida do sangue, um processo normal que auxilia na hemostasia (estancamento), diminuindo a perda de sangue”, explica o ginecologista Marcio Masashi Kajikawa, em declarações à revista Cláudia. “As paredes uterinas podem acumular sangue, formando coágulos de até 5 mm”, acrescenta a Dra. Carla Iaconelli, ginecologista especialista em reprodução humana.

Regra geral, os coágulos não são motivo de preocupação. Só devem soar sinais de alarme quando eles se fazem presentes com muita frequência e em grande número. “Além de poderem indicar a presença de alguma doença, a perda de grande quantidade de sangue na menstruação pode gerar anemia. Por isso, é necessária avaliação médica”, sublinha o Dr. Kajikawa.

O especialista diz ainda que é preciso ter atenção ao ciclo: o tempo médio de uma menstruação é de cinco dias, sendo que o fluxo mais intenso ocorre no segundo e terceiro dias, quando podem surgir os coágulos. As mulheres que os apresentem todos os dias da menstruação devem procurar um especialista que investigue a causa. Vale o mesmo quando a menstruação com coágulos vem acompanhada com certos sintomas como, por exemplo, muitas dores, mal-estar, fraquezas, cólicas e irregularidades. 

“Os coágulos podem ser indicadores de miomas uterinos, adenomiose, pólipo uterino, alteração da coagulação e distúrbios hormonais”, conclui o médico ginecologista.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Diz Quem Sabe

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?