@thedivacup

Já notou a presença de sangue ou até mesmo de coágulos no penso higiénico durante a menstruação? Além da cor, a textura do sangue também pode sofrer alterações de ciclo para ciclo e, à partida, isto é normal.

Para começar, é importante explicar o que é o sangue da menstruação. Todos os meses, o endométrio, que é a parede interna do útero, prepara-se para receber um embrião – fica mais grosso e vascularizado, cheio de sangue. Se a fecundação não acontece, o corpo entende que pode descartar o endométrio, então o tecido rompe-se e é expelido. Juntamente com o fluxo sanguíneo, podem aparecer essas plaquinhas.

 “O coágulo é a forma sólida do sangue, um processo normal que auxilia na hemostasia (estancamento), diminuindo a perda de sangue”, explica o ginecologista Marcio Masashi Kajikawa, em declarações à revista Cláudia. “As paredes uterinas podem acumular sangue, formando coágulos de até 5 mm”, acrescenta a Dra. Carla Iaconelli, ginecologista especialista em reprodução humana.

Regra geral, os coágulos não são motivo de preocupação. Só devem soar sinais de alarme quando eles se fazem presentes com muita frequência e em grande número. “Além de poderem indicar a presença de alguma doença, a perda de grande quantidade de sangue na menstruação pode gerar anemia. Por isso, é necessária avaliação médica”, sublinha o Dr. Kajikawa.

O especialista diz ainda que é preciso ter atenção ao ciclo: o tempo médio de uma menstruação é de cinco dias, sendo que o fluxo mais intenso ocorre no segundo e terceiro dias, quando podem surgir os coágulos. As mulheres que os apresentem todos os dias da menstruação devem procurar um especialista que investigue a causa. Vale o mesmo quando a menstruação com coágulos vem acompanhada com certos sintomas como, por exemplo, muitas dores, mal-estar, fraquezas, cólicas e irregularidades. 

“Os coágulos podem ser indicadores de miomas uterinos, adenomiose, pólipo uterino, alteração da coagulação e distúrbios hormonais”, conclui o médico ginecologista.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.