@musicforheart

Perder peso pode não ser uma experiência divertida, mas isso não significa que tenha de ser uma tortura. Para facilitar o processo, existem algumas ‘regras’ que podem garantir o sucesso a longo prazo e muitas delas passam pelo que coloca no prato. Uma delas é a dos três Ps, que ajudam a emagrecer. 

O primeiro é a proteína, que nos deixa saciados, explica o Dr. Louis Aronne, professor de investigação metabólica, à revista Shape. Precisamos dela para construir massa muscular (ou magra) que, por sua vez, irá manter o metabolismo afinado, para que possamos queimar mais gordura. O especialista cita os resultados de um estudo que analisou um grupo de voluntários num programa de perda de peso. As pessoas que comiam o dobro da dose diária recomendada de proteína (cerca de 110 gramas para uma mulher com 68 kg) perdiam 70 por cento do seu peso em gordura, enquanto os participantes que se ficavam pela recomendação diária perdiam apenas cerca de 40 por cento.

Seguem-se as verduras frescas (“produce”, na língua inglesa), carregadas de fibras saciantes. “É muito difícil consumir demasiadas calorias quando ingerimos muitos vegetais”, acrescenta a Dra. Caroline Apovian, diretora do Centro de Nutrição e Gestão do Peso do Boston Medical Center, no estado de Massachusetts. Prova disso é que 468 gramas de brócolos constituem uma quantidade considerável de comida, mas só têm 93 calorias. Quanto às frutas, a conversa é outra. É possível comer demasiado e elas podem conter muitas calorias de açúcar, portanto certifique-se de que monitoriza a ingestão.

Por fim, mas não menos importe, temos as gorduras à base de plantas (“plant-based fats”, em inglês) como, por exemplo, o azeite e as encontradas em abacates e nos frutos secos, que são saudáveis e extra saciantes. “As dietas com baixo teor de gordura deixam as pessoas irritadas e em défice calórico, porque a gordura sabe bem e mantém-nos satisfeitos”, afirma o a Dra. Apovian.

Use-os para perder peso

Tente incorporar cada um dos três Pês em cada refeição principal e lanche. As pessoas que comem proteínas ao longo do dia são capazes de manter a perda de peso, conclui um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition. Além das carnes vermelhas, das carnes brancas e dos frutos do mar, o feijão, as lentilhas, os ovos, o tofu e o iogurte são boas fontes de proteína.

Quanto à gordura, controle o tamanho das porções, medindo o molho para saladas, o óleo e as manteigas de frutos secos (o ideal é entre uma a duas colheres de sopa). Finalmente, coma vegetais ou um pouco de fruta em cada refeição. Quem faz isto consome cerca de 308 calorias a menos, observa um estudo publicado na revista científica Appetite.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Saúde

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?