@le_petittrou

Se tem estado mais atenta ao seu peso e se tem algum objetivo específico, pode ser frustrante ver, diariamente, flutuações na balança. Mas estas são, habitualmente, algo perfeitamente normal e que depende de inúmeros fatores, não significando necessariamente que se desviou da “meta”.

Em conversa com a Shape, a médica Anita Petruzzelli garante que, se mantém uma dieta saudável e costuma fazer exercício, estas costumam ficar a dever-se à retenção de líquidos. “Comer, beber, urinar, os movimentos intestinais e o exercício podem impactar a composição de água do corpo e, consequentemente, o peso“, diz.

Além disso, Anita explica que alimentos ricos em hidratos de carbono e sal podem levar à retenção de líquidos e aumento dos quilos, enquanto que o exercício pode levar a uma temporária perda de peso e redução dessa retenção. Portanto, se mantém um estilo de vida saudável, os quilos a mais devido à flutuação da retenção de líquidos tendem a normalizar-se em poucos dias.

Há também que olhar, no caso das mulheres, para a fase do ciclo em que se encontra, já que este pode ter um grande impacto no número que surge na balança. Perto da altura da menstruação, este tende a aumentar e essa mudança é dita “normal”.

No fundo, há que perceber se as flutuações se mantêm por mais de dois ou três dias, seguindo um estilo de vida saudável. Se sim, estas podem dever-se a outros fatores. Por exemplo, o consumo de álcool estimula o apetite e torna-nos menos controlados em relação às quantidades de comida de ingerimos.

Além da dieta, algumas medicações e condições médicas podem causar maiores flutuações de peso. Tendo isto em mente, importa estar atento se estas mudanças sãoo muito significativas e se duram vários dias. Nesse caso, é aconselhado que procure o seu médico para uma melhor avaliação das causas.

Palavras-chave

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.