@annelauremais

Recentes estudos realizados acerca da gravidez procuraram encontrar a relação entre problemas de sono, obesidade e suplementos pré-natais. Foram avaliados padrões alimentares e como estes afetam a saúde da mãe e do bebé. O News Medical Life Sciences revelou, agora, os resultados de quatro estudos apresentados durante o Nutrition 2021.

Confira:

1. Suplementos ingeridos na gravidez alteram o leite materno

A Purdue University, nos EUA, realizou um estudo com 771 mães que veio provar que os suplementos inferidos ao longo da gestação afetam a composição do leite maternos. Aquelas que ingeriram óleo de peixe ou suplementos de folato, apresentaram menos diversidade microbiana do que as que não tomaram. Pelo contrário, as que tomaram vitamina C mostraram maior diversidade do que as que não ingeriram esta vitamina.

2. A obesidade da mãe influencia o bebé

Aqui, foram observadas 22 mães com obesidade, com ou sem outros fatores de risco como colesterol elevado. Os investigadores do Pennington Biomedical Research Center, EUA, observaram que mulheres obesas com alto nível de açúcar no sangue ou colesterol alto tinham níveis de glicose mais altos, em comparação com as mulheres sem os fatores de risco. O índíce glicémico alto pode gerar fetos grandes com alto risco de hipoglicemia no nascimento. É, portanto, essencial que haja acompanhamento nutricional ao longo dos cerca de nove meses.

3. Sim ao exercício físico

O Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver verificou, através de uma pesquisa com 296 mulheres, que a prática regular de exercício físico na gravidez – uma média de 45 minutos, cerca de três vezes por semana – pode afetar de forma positiva a saúde dos bebés, através de modificações epigenéticas na placenta. Neste sentido, e havendo um maior gasto calórico, é importamte manter uma alimentação equilibrada para fornecer todos os nutrientes necessários à mãe e bebé. Na gravidez, o melhor tipo de exercício é aquele de baixo impacto e importa também prestar sempre atenção à respiração.

4. A forma como comemos afeta o sono

A Universidade UCSI, na Malásia, avaliou o ritmo da melatonina – hormona fundamental ao sono -de 114 mulheres durante a gravidez. A descoberta foi que estes mudam bastante dependendo do horário e frequência das refeições. Foi associado sono de má qualidade àquelas que comem com menos frequência ou que comem menos gordura ao jantar. Os níveis máximos de melatonina foram observados nas mulheres que comeram mais próximo do horário de dormir.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Diz Quem Sabe

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.