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A ansiedade é uma condição caracterizada pela preocupação excessiva diante de situações consideradas preocupantes ou stressantes. Quem sofre com este distúrbio psicológico, que apresenta uma variedade de sintomas, enfrenta muitas dificuldades no dia a dia, mesmo em situações que não aparentam ser ‘gatilhos’.

Por ser um problema crónico, que dura muitos anos ou até mesmo a vida toda, o acompanhamento médico é importante para controlar os sintomas. Contudo, além dos tratamentos convencionais, alguns especialistas recomendam ajustes na alimentação para combater o problema. É o caso do Dr. Paulo Lessa, nutricionista e fundador do Instituto Lessa.

“Tenho recebido muitas queixas de ansiedade”, explica à revista brasileira Boa Forma. “O stress provoca o caos nas emoções e ainda se reflete na saúde em geral. Ele acaba por impedir que o paciente viva a vida com mais leveza“.

O especialista defende que a alimentação pode ser uma grande aliada da saúde mental. Nesse sentido, partilha 6 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade no dia a dia e explica os principais benefícios de cada um deles. Conheça-os:

  1. Chocolate preto: é rico em flavonoides, antioxidantes que promovem a produção de seratonina. É por isso que é tão popular e eficaz na missão de reduzir o stress;

  2. Banana: é ótima para atenuar os sinais de depressão e ansiedade. Além disso, proporciona saciedade graças ao teor de triptofano, que estimula a produção de serotonina;

  3. Ovos: uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a serotonina. De acordo com um estudo da revista científica American Journal of Clinical Nutrition, os ovos também melhoram o desempenho do cérebro por conta de um nutriente conhecido como colina. Presente na gema, ele é essencial para desenvolver a área relacionada com a memória;

  4. Hidratos de carbono complexos: os hidratos de carbono provenientes dos cereais também podem atenuar o stress, assim como as frutas mais adocicadas. Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e boa disposição;

  5. Carnes e peixes: são fontes naturais de triptofano, um aminoácido que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem a serotonina. Além disso, contam com outro aminoácido chamado taurina, que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor GABA, usado pelo organismo para controlar fisiologicamente a ansiedade;

  6. Chás: o chá de erva-doce é ótimo para acalmar dores de cabeça, palpitações e stress. Já o de camomila é conhecido por ser calmante. A eficiência deste último provém da substância apigenina, que tem propriedades ansiolíticas e sedativas. 

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