@matildadjerf

protetor solar é um produto essencial para garantir que a pele está protegida no dia a dia. Porém, dependendo da forma como o aplicamos, esse fator de proteção pode ser afetado e, no pior dos cenários, levar a diagnóstico de cancro. Veja, abaixo, cinco erros dos erros mais comuns que cometemos: 

Ignorar certas áreas do corpo

Um estudo da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, revelou que muitas pessoas se esquecem de aplicar protetor solar em 10% do rosto. Algumas das partes mais ignoradas são a ponta do nariz, os cantos internos dos olhos e, nos homens com calvice, o couro cabeludo. Não ignore estas áreas, bem como os lábios, os pés, as orelhas, as mãos e as costas. Os raios ultravioleta UVA, que penetram profundamente na pele e podem levar ao surgimento de cancro, e os UVB, que nos atingem superficialmente e casam as queimaduras, não dão tréguas aos mais esquecidos.

Achar que só é necessário no verão

Embora a intensidade dos raios solares seja maior nos meses quentes, é importante usar um protetor solar diariamente nas quatro estações do ano. Em momentos de descuido, os raios UVA podem causar o envelhecimento precoce da pele e, como já mencionámos, cancro. A recomendação dos especialistas é aplicar o produto pelo menos três vezes por dia, com o mesmo zelo com que se escova os dentes.

Não reaplicar

Lembre-se de que a proteção não é eterna: o intervalo recomendado para reaplicar o  protetor é de duas em duas horas, independentemente do nível de proteção solar, pois ele vai sendo absorvido pela pele e o efeito torna-se cada vez mais fraco. Se for à praia e entrar na água, ou se fizer parte do segmento de população que transpira excessivamente, esse intervalo deve ser ainda menor. Nesses casos, reaplique assim que tiver a oportunidade de fazê-lo. 

Usar produtos de verões passados

Os protetores solares têm uma vida útil e, passado algum tempo, os ingredientes que garantem a proteção solar degradam-se e perdem a eficácia. Além disso, dependendo de onde e como o produto foi guardado, podem formar-se colónias de fungos e bactérias no interior da embalagem, provocando irritações e outros problemas cutâneos. Fique atenta ao prazo de validade e a quaisquer sinais fora do comum.

Não pensar no tipo de pele

Quer tenha pele seca, oleosa ou mista, não faltam produtos adequados a diferentes necessidades no mercado. Fale com um especialista sobre qual será o produto indicado para si, já que uma escolha errada pode prejudicar a aparência e a saúde da pele, e aproveite também para averiguar qual é a melhor opção em termos de fator de proteção solar. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).