@brookie_davies

A produção de uvas é muito explorada em todo o mundo, mas, apesar disso, os benefícios desta fruta ainda são pouco divulgados.

As uvas roxas, por exemplo, contêm resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo, vitaminas A, C, E e K, e minerais como, por exemplo, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Também são pouco calóricas —em 100 g da fruta roxa há 50 kcal; já a verde tem 56. Fique por dentro de alguns benefícios de adicioná-las ao seu regime alimentar:

  1. Fazem bem à saúde do coração. A fruta contém potássio, um mineral que atua no controlo da pressão arterial, uma vez que neutraliza o sódio. Além disso, a presença do resveratrol na casca da uva roxa controla o nível do LDL, o colesterol “mau”, e favorece o HDL, o “bom”. Assim sendo assim, reduz o risco de aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras nas artérias, protegendo o coração de doenças.
  2. Ajudam a controlar o açúcar no sangue. Apesar de ser uma fruta com bastante açúcar, a uva tem um baixo índice glicémico e ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Isto porque o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, o que melhora a capacidade do corpo de usar glicose. É por isso que as uvas tendem a ser benéficas para quem tem diabetes.
  3. Ajudam a combater infeções. Os compostos fenólicos presentes nas uvas têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando na prevenção de infeções. Como? Eles regularizam a microbiota intestinal (micro-organismos que povoam o trato gastrointestinal), o que é bom para o sistema imunitário. Além disso, a presença de vitamina C contribui para o fortalecer a imunidade.
  4. Diminuem a prisão de ventre. As uvas contêm muita água e fibras, principalmente na casca. Por isso, elas ajudam as pessoas a manterem-se hidratadas e a evacuar com mais frequência, reduzindo assim o risco de obstipação. As fibras diminuem o tempo de trânsito do bolo alimentar no intestino e aumentam a massa fecal que será eliminada.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.