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Já ouviu falar na regra das cinco porções por dia? Trata-se de uma iniciativa vem da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é estimular as pessoas a ingerirem 400 gramas de hortofrutícolas por dia, o que corresponde a cinco porções de fruta e legumes.

Esses alimentos são ricos em nutrientes, fibras e compostos bioativos que nos ajudam a manter a saúde e a imunidade, prevenir doenças, evitar o envelhecimento precoce e cuidar da saúde mental, o que é particularmente importante nestes tempos difíceis que vivemos.

Caso tenha dúvidas em relação às quantidades, os especialistas concordam que medir as doses pelas nossas mãos acaba por ser o método empírico mais fiável. Assim sendo, por exemplo, uma porção de fruta corresponde ao tamanho de uma mão aberta em forma de concha e uma porção de verduras em folhas é o equivalente a duas mãos abertas e juntas.

Se aceitar o desafio da OMS, a nutricionista Lara Natacci partilhou algumas dicas com a revista Veja Saúde que podem ser bastante úteis no sentido de ajudar a atingir as recomendações nutricionais:

  1. Faça dos vegetais os protagonistas do prato, e não o acompanhamento. Preencha metade do prato com verduras e legumes de, pelo menos, três cores diferentes;

  2. Dê novos sabores aos alimentos de origem vegetal ao adicionar ervas e temperos diferentes a cada preparação. Muitos até podem aumentar o poder antioxidante e anti-inflamatório da refeição como, por exemplo, a curcuma e o gengibre;

  3. Pense em receitas diferentes do habitual. Aposte em vegetais assados, grelhados, omeletes, quiches, etc. Ou seja, as possibilidades são tantas quanto a criatividade permitir;

  4. Invista na pré-preparação. Deixe as frutas e os vegetais já lavados e cortados no frigorífico, prontos para serem consumidos. No caso das frutas que podem ficar fora do frigorífico, deixe-as já lavadas e num local de grande circulação na casa.

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