Na procura de métodos para aumentar o nosso bem-estar e promover a saúde do nosso corpo, encontramos várias ofertas. A drenagem linfática é uma técnica que tem vindo a ganhar cada vez maior destaque, sendo um conceito que, ainda que muito ouvido, ainda pode gerar algumas dúvidas. 

Para perceber melhor esta técnica e os seus benefícios, a Activa.pt conversou com Joana Varão, massoterapeuta e responsável pela Royalty Clinic. A especialista explicou de que forma a drenagem linfática se diferencia, como deve ser aplicada, de que forma atua no nosso corpo e rosto, os benefícios que traz, entre outros temas relacionados com o assunto. Depois disto, difícil será resistir em experimentar ou voltar a fazer uma marcação!

Quais as diferenças entre uma drenagem linfática e uma massagem relaxante?

A massagem de relaxamento é a mais conhecida e tradicional de todas as massagens; a sua invenção é atribuída a um atleta sueco, e foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar conforto e alívio da tensão, ou seja, o foco é muscular. 

Já a drenagem linfática é uma técnica mais recente, criada por Emil Vodder no início do século XX, e surgiu com um fim terapêutico/fortalecimento do sistema imunológico. A técnica consiste na condução da linfa, através dos canais linfáticos, para os gânglios linfáticos, que são estimulados a “trabalhar” de forma mais célere, filtrando com maior facilidade – e antes de entrar para a corrente sanguínea – toxinas e outras gorduras. É por esse motivo que os pacientes depois dos tratamentos registam aumento no número de idas à casa-de-banho, dada o processo de desintoxicação a que o organismo é sujeito.    

Em resumo, a primeira técnica foca-se na estrutura muscular, já a segunda trabalha o sistema linfático.

O que uma drenagem linfática faz ao nosso corpo?

A drenagem linfática popularizou-se pelo seu poder de emagrecimento, mas os seus benefícios vão além disso:
– Estimulação do sistema imunitário
– Desintoxicação e purificação do organismo
– Diminuição dos edemas corporais (inchaço) e consequente perda de volume
– Diminuição da inflamação do corpo (melhoria da textura da pele, e diminuição da celulite)
– Acelera o metabolismo, e auxilia a queima de  gordura

Como benefícios complementares, os movimentos aplicados neste tratamento também promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Como saber que a técnica foi bem aplicada?

Há diversas formas de perceber se houve uma boa aplicação da técnica. Por exemplo, nas 24h / 48h pós-drenagem há uma alteração notória do volume corporal, assim como aumento nas idas à casa-de-banho. A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos.  Outro dos efeitos, estes mais imediatos, são a sensação de bem-estar, leveza e de relaxamento.

A drenagem linfática não é dolorosa, e a presença de hematomas geralmente indica que a pressão exercida sobre os tecidos foi excessiva.

Quem realiza desporto também refere aumento da performance.

Quais as zonas do corpo onde, normalmente, há maior retenção de líquidos?    

A retenção de líquidos no organismo pode ocorrer por vários motivos, nomeadamente, alterações hormonais, gravidez, consumo excessivo de sal, falta de atividade física, uso de medicamentos, desidratação, etc.

Cada ser humano é individual,e a retenção de líquidos pode acontecer por todo o corpo. No entanto, em prática clínica, as zonas mais afectadas são os membros inferiores, assim como o abdómen.

Apesar de menos comum, também pode existir retenção de líquidos nos membros superiores e mesmo no peito    
 

De que forma o rosto também pode ter benefícios através da drenagem linfática?

O princípio é o mesmo do da drenagem no corpo. No rosto existem vários gânglios linfáticos que, quando devidamente estimulados, permitem uma eliminação de toxinas acumuladas através do sistema linfático, sendo uma técnica procurada tanto pelos seus resultados estéticos como por motivos de saúde.

Dentro dos benefícios estéticos podemos mencionar uma pele mais uniforme e luminosa. Este tratamento também é procurado para quem pretende diminuir os inchaços do rosto, papos de olhos e pescoço, ficando com uma cara mais desenhada e com os seus contornos mais evidentes. É muito requisitada em pré-eventos e/ou sessões fotográficas, pois o seu efeito é notório e imediato.

A nível de benefícios para a saúde, reporta resultados no alívio de cefaleias crónicas, diminuição do congestionamento nasal e sintomas de rinite ou sinusite (as patologias que levaram Emil Vodder a desenvolver a técnica). 

Também é recomendado na redução do inchaço no pós-cirúrgico de alguns casos clínicos .

Quem pode e não pode fazer?

A drenagem linfática manual é um método altamente seguro e pode ser realizado a qualquer pessoa saudável. Inclusive pode ser aplicado em grávidas saudáveis ou após o primeiro trimestre, e é também aconselhado no pós-cirúrgico (por exemplo, após lipoaspiração).

No caso de doentes oncológicos, é permitido este tipo de massagem sob indicação médica,  excepto em casos de tumores malignos não controlados, pelo risco de disseminação de metástases.

A drenagem é ainda contra-indicada em doenças infecciosas, como a tuberculose, pois o bacilo aloja-se nos gânglios linfáticos e a sua estimulação pode fazer com que fique mais ativo. Também é contraindicada a quem tem processos infecciosos inflamatórios agudos, pois há um aumento do fluxo linfático que pode disseminar a inflamação pelo organismo.                

Nos tempos que correm de pandemia, e apesar de não existirem estudos científicos que o comprovem, temos registado vários agendamentos de profissionais médicos nas 24/48 após a toma das vacinas; a DGS já confirmou que alguns dos efeitos secundários desta vacinação são endemas, inchaços e aumento dos gânglios, incómodos que podem ser minorados com a drenagem.          
 

Uma sessão por si só já apresenta resultados? Com que frequência se deve fazer drenagem linfática?

A drenagem linfática tem sempre benefícios para o organismo. Na maioria dos casos, esses resultados também se expressam visualmente – através da perda de volume – logo na primeira sessão.

Os benefícios, já descritos anteriormente, ficam no organismo aproximadamente 72 horas. Após este período é necessário nova drenagem linfática para reforçar os resultados.  Partindo deste pressuposto, a frequência aconselhada de tratamentos varia com a quantidade retenção de líquidos, intoxicação do organismo e objetivos pretendidos.

Por exemplo, em programas de emagrecimento, é aconselhado a realização de duas sessões por semana. No pós-parto, pela  elevada quantidade de retenção de líquidos, também é recomendado tratamento uma a duas vezes por semana (até que os organismo volte a estabilizar).

Depois de atingido o objetivo pretendido, basta fazer drenagem de manutenção (que pode variar de uma a duas sessões mensais).

A fase que vivemos veio também sensibilizar uma camada da população sobre a a importância de cuidar de si, de ter um tempo seu, e sobretudo de controlar os níveis de stress. Neste sentido houve um acréscimo notório na regularidade dos tratamentos de drenagem, com vários pacientes a integrarem esta sessão na sua rotina semanal.                

Porque há vontade de urinar após este tratamento?

A drenagem linfática é uma técnica que promove a eliminação do excesso de líquido que se encontra no organismo. Esta estimulação é responsável pelo aumento de micção (e por vezes também das fezes).  A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos após a drenagem linfática, pois a concentração de toxinas é maior.    

Contudo, é de referir que uma drenagem bem feita não implica urinar imediatamente no término da sessão, isso é um mito.

É preciso ter algum cuidado antes ou depois?

Antes de receber uma drenagem linfática deve ter a bexiga vazia, porque – como já falámos – a massagem pode originar vontade de urinar; existe também a possibilidade de algumas manobras no abdomén se tornarem desconfortáveis quando aplicadas com a bexiga cheia.

Os cuidados a ter após a sessão são cruciais para potenciar os resultados. Deste modo é desaconselhado:
– o consumo excessivo de café (em excesso intoxica o organismo)
– o consumo excessivo de sal e açúcar (desequilibram hidricamente o organismo e promovem retenção)    
– o consumo de fast food e processados
 
Aconselhado:
– ingestão de água (no dias seguintes pode sentir a boca mais seca; é o organismo a pedir a ingestão de líquidos)    
– passar creme de forma ascendente (das extremidades dos membros, para o centro do corpo): este é o sentido do circuito da linfa.
– atividade física      

Quais as principais preocupações da Royalty Clinic na aplicação destas e de outras técnicas?

A nossa prioridade é avaliar cada condição clínica na sua individualidade. Não é de todo invulgar, após uma avaliação inicial, reorientarmos ou mesmo desaconselhamos um paciente de um tratamento (por exemplo, em caso de inchaço evidente é desaconselhada a massagem modeladora porque pode causar hematomas). Pelo que sim, é um clichê, mas na Royalty Clinic o bem-estar do nosso paciente é – de facto! – a nossa maior preocupação.

Além da drenagem linfática no corpo e rosto, a Royalty Clinic Lisboa possui outros tratamentos. Está localizada no Largo de São Sebastião da Pedreira 32B, em Lisboa. Contacto telefónico: 918 547 271

Palavras-chave

Mais no portal

More News

As divertidas selfies de Liliana Campos e Rodrigo Herédia, em Paris

As divertidas selfies de Liliana Campos e Rodrigo Herédia, em Paris

JL 1367

JL 1367

Gordon Moore, cofundador da Intel, morre aos 94 anos

Gordon Moore, cofundador da Intel, morre aos 94 anos

A ascensão dos fascismos, na VISÃO História

A ascensão dos fascismos, na VISÃO História

A importância de se chamar

A importância de se chamar "senhor"

8 propostas para este fim de semana, no Porto

8 propostas para este fim de semana, no Porto

Festim de peixe e marisco na porta ao lado do Sea Me

Festim de peixe e marisco na porta ao lado do Sea Me

O consumidor, o mau e o vilão

O consumidor, o mau e o vilão

VOLT Live: o estudo do ACP sobre a mobilidade elétrica

VOLT Live: o estudo do ACP sobre a mobilidade elétrica

Em “Sangue Oculto”: Vanda apanha Olavo a espiá-la

Em “Sangue Oculto”: Vanda apanha Olavo a espiá-la

Restaurante pedagógico do Porto emprega vítimas de exclusão social há 7 anos

Restaurante pedagógico do Porto emprega vítimas de exclusão social há 7 anos

Relações com Costa estão como sempre, somos muito previsíveis e não vamos mudar -- Marcelo

Relações com Costa estão como sempre, somos muito previsíveis e não vamos mudar -- Marcelo

Italiano e vegetal, assim é o restaurante Giulietta, uma boa surpresa na Avenida de Roma

Italiano e vegetal, assim é o restaurante Giulietta, uma boa surpresa na Avenida de Roma

Charles Spencer não esteve presente no casamento da filha

Charles Spencer não esteve presente no casamento da filha

JL 1366

JL 1366

Chega o horário de verão, acerte os relógios em casa

Chega o horário de verão, acerte os relógios em casa

O vestido preto de Jennifer Aniston que pode encontrar na H&M

O vestido preto de Jennifer Aniston que pode encontrar na H&M

Dia Mundial da Água: vamos fechar hoje a torneira durante uma hora?

Dia Mundial da Água: vamos fechar hoje a torneira durante uma hora?

Abriram as candidaturas ao 5G Challenge, o sucessor do IoT Challenge

Abriram as candidaturas ao 5G Challenge, o sucessor do IoT Challenge

Sindicato da CGD teme que não cheguem ao banco eventuais novos aumentos na função pública

Sindicato da CGD teme que não cheguem ao banco eventuais novos aumentos na função pública

Alimentar a criatividade

Alimentar a criatividade

Vamos ao teatro: 12 boas peças para ver agora

Vamos ao teatro: 12 boas peças para ver agora

As sapatilhas que se fazem em Portugal e que já conquistaram a Europa

As sapatilhas que se fazem em Portugal e que já conquistaram a Europa

Foguetão feito em impressora 3D lançado para o Espaço, mas falha chegada a órbita

Foguetão feito em impressora 3D lançado para o Espaço, mas falha chegada a órbita

10 sapatos de salto confortável para acabar com as manhãs em que não sabe o que calçar

10 sapatos de salto confortável para acabar com as manhãs em que não sabe o que calçar

Olá, primavera: 20 salas com cor, design e vida

Olá, primavera: 20 salas com cor, design e vida

Lítio: Prazo da consulta pública do novo projeto da mina do Barroso

Lítio: Prazo da consulta pública do novo projeto da mina do Barroso "é injusto"

À descoberta de Conímbriga

À descoberta de Conímbriga

"Looks" atrevidos que provam que Letizia é um verdadeiro ícone de moda

Mercedes reserva milhares de milhões para fábricas de carros elétricos

Mercedes reserva milhares de milhões para fábricas de carros elétricos

As lições de Rui Nabeiro (1931-2023): “Temos todos de pensar uns nos outros”

As lições de Rui Nabeiro (1931-2023): “Temos todos de pensar uns nos outros”

As plantas que deve ter em casa pela sua saúde

As plantas que deve ter em casa pela sua saúde

Jennifer Lopez lança coleção de sapatos

Jennifer Lopez lança coleção de sapatos "ousada, poderosa e "sexy"

Não contem comigo!

Não contem comigo!

Volume de água armazenado nas albufeiras nacionais é de 81%

Volume de água armazenado nas albufeiras nacionais é de 81%

Como é que os animais se lavam?

Como é que os animais se lavam?

Em “Flor Sem Tempo”: Vitória vinga-se de Catarina e humilha-a em público

Em “Flor Sem Tempo”: Vitória vinga-se de Catarina e humilha-a em público

Transformar 150 empresas médias em grandes faria aumentar 3% as exportações

Transformar 150 empresas médias em grandes faria aumentar 3% as exportações

Montenegro acusa Governo de incoerência na descida do IVA dos alimentos

Montenegro acusa Governo de incoerência na descida do IVA dos alimentos

Marcelo antevê

Marcelo antevê "meses decisivos" antes de períodos eleitorais nos EUA e na Europa

Jeremy Scott deixa o cargo de diretor criativo da Moschino

Jeremy Scott deixa o cargo de diretor criativo da Moschino

Quem matou Amílcar Cabral?

Quem matou Amílcar Cabral?

Saiba quem são os concorrentes no topo da popularidade e os mais odiados em “O Triângulo”

Saiba quem são os concorrentes no topo da popularidade e os mais odiados em “O Triângulo”

Foxtrail: Vamos descobrir o Porto num jogo guiado por uma raposa?

Foxtrail: Vamos descobrir o Porto num jogo guiado por uma raposa?

55 Mulheres Portuguesas na VISÃO História

55 Mulheres Portuguesas na VISÃO História

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

Releia a última entrevista de Rui Nabeiro à EXAME

Letizia dá as boas-vindas à primavera com um dos seus vestidos favoritos

Letizia dá as boas-vindas à primavera com um dos seus vestidos favoritos

VW ID.2all: será este o ‘carro do povo’ elétrico?

VW ID.2all: será este o ‘carro do povo’ elétrico?