@yana.potter.art

Se é fã de vinho, este artigo é, sem dúvida, para si. Todos sabemos que a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso traz vários perigos. Ainda assim, há quem aconselhe o consumo ocasional de algumas. E o vinho é uma delas. Com vários benefícios conhecidos, importa saber qual – de entre as muitas variedades – é o mais saudável.

A Womens’ Health falou com vários especialistas, com o intuito de descobrir qual o melhor tipo de vinho para cada pessoa. E por que cada caso é um caso, eis a informação que precisa reter:

CALORIAS

Vinho tinto – Um copo médio (cerca de 175 ml) tem cerca de 148 calorias. E, para termos algo com que comparar, isto equivale a, aproximadamente, 15 amêndoas. Já um copo maior (250 ml) pode atingir as 211 calorias – quase o mesmo que um Twix inteiro. E, por fim, uma garrafa tem cerca de 644 – aqui, as opções comparativas são várias.

Vinho branco – Um copo de 175 ml fica em cerca de 142 calorias (o mesmo que uma banana grande). Uma garrafa inteira acaba por ter menos cerca de 40 calorias, em comparação com a de vinho tinto.

Vinho rosé – Este fica no meio: 147 calorias por um copo de 175 ml. No fundo, se não formos rigorosos, as diferenças de calorias entre os três não são assim tantas, certo?

AFINAL, O VINHO TINTO É MESMO MAIS SAUDÁVEL?

Com certeza já terá ouvido dizer que um ocasional copo de vinho tinho faz bem à saúde. E esta afirmação pode estar, surpreendentemente, bastante correta. Parece que este tipo de vinho “contém os flavonóides resveratrol e quercetina, ambos potentes antioxidantes“, afirma Amy Prior, membro da Nutritionist Resource.

A especialista não se fica por ali, acrescentando que estes componentes estão “associados a uma melhor saúde cardiovascular, menor inflamação e maior esperança de vida“. Além disto, o vinho tinto não faz os níveis de açúcar no sangue “disparar”, em comparação com outros vinhos.

E QUANTO A EFEITOS SECUNDÁRIOS?

Ora, tal como a grande maioria das bebidas alcoólicas, o vinho pode levar a uma “manhã seguinte” complicada, com sintomas que muitos consideram semelhantes ao de uma grande gripe. Isto porque – caso beba sem grande moderação -,irá obrigar o seu fígado a trabalhar ainda mais, de modo a eliminar as toxinas adicionais do álcool.

HÁ UMA QUANTIDADE IDEAL?

Sim. Aconselha-se que beba apenas cerca de sete copos – de 175 ml cada um – por semana.

 

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