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Não há como negar: eliminar aquela ‘gordura teimosa’ da barriga fica mais difícil à medida que envelhecemos. A boa notícia é que, com a orientação e certa e um pouco de motivação, pode driblar as hormonas e o metabolismo, transformando o seu corpo.

“As mulheres têm dificuldades em ver resultados depois dos 40 porque não incorporam treinos de força nas suas rotinas e têm medo de comer alimentos a sério”, explica a especialista em fitness Sarah Kusch, em conversa com a revista Prevention. “Uma alimentação saudável e levantar pesos – mesmo os leves – são as formas mais fáceis de mudar o corpo”.

Assim sendo, Kusch revela que perder aquela ‘gordura teimosa’ da barriga resume-se a duas coisas: 

Mexer o corpo

A chave para o sucesso no exercício é a consistência. Nesse sentido, é importante ter um plano simples, que começa devagar e fica mais desafiante à medida que o corpo se torna mais forte. E isso não requer muito tempo ou esforço. Tente fazer exercício físico durante 20 minutos por dia, nomeadamente rotinas que possa adaptar ao seu nível de fitness.

  • Tonificação e fortalecimento completo: estudos comprovam que levantar pesos pode fazer uma grande diferença no corpo, por fora e por dentro. De acordo com um estudo publicado na revista científica Menopause, as mulheres na pós-menopausa que fazem duas sessões de treino de força por semana conseguem reduzir significativamente a massa gorda e o perímetro abdominal em seis semanas.
  • Queime mais calorias: combine a tonificação com momentos curtos e intensos de ação para estimular a formação de tecido muscular e fazer disparar o metabolismo.
  • Não se esqueça do core…: envolva os músculos abdominais, da região lombar, pélvis e ancas em todos os movimentos para otimizar a tonificação. O resultado? Uma barriga mais firme e lisa, e uma postura melhor.
  • …e dos alongamentos: apenas alguns minutos de movimentos suaves libertam a tensão, potenciam a recuperação dos músculos e melhoram a flexibilidade.

Apostar em alimentos do bem

Opte por comidas como, por exemplo, frutas e vegetais da época, cereais integrais e proteínas magras, e evite alimentos processados. Ao alimentar-se desta forma, vai rechear o prato de iguarias ricas em nutrientes, que aumentam a energia, fortalecem os músculos e combatem a inflamação. Há ainda um outro bónus: irá cortar açúcares acrescentados e calorias extra, sem sequer sentir a falta deles.

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