@pilates_by_amanda

Imagine este cenário: já está vacinada — primeira e segunda dose, ou dose única — e sente-se motivada para continuar a ser proativa em relação à sua saúde. Como tal, tira as roupas desportivas da gaveta e prepara-se para voltar aos treinos. Mas será que é a melhor ideia?

Muito resumidamente, sim… na maioria dos casos. Não há problema em treinar depois de ser vacinada contra a COVID-19, desde que se sinta bem o suficiente. E isso vai depender dos efeitos secundários que sentir (ou não). Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos diz que estes incluem dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, bem como fatiga, dor de cabeça, dores musculares, arrepios, febre e náuseas.

As reações acima mencionadas são um sinal de que o sistema imunitário está a responder à vacina e tendem a surgir um dia ou dois após a administração, acrescenta a entidade. Isto pode ter um impacto na sua capacidade de completar atividades diárias, incluindo a prática de exercício físico.

“Não há nenhum perigo em treinar após a inoculação”, afirma o Dr. David Wyles, especialista em doenças infecciosas, à revista americana Health. O médico acrescenta que o único risco é que alguns dos efeitos secundários podem reduzir a qualidade do treino e torná-lo menos prazeroso. Como regra, recomenda ouvir o próprio corpo: se não se sentir bem o suficiente para treinar, tire um dia para descansar.

Dependendo do tipo e intensidade dos efeitos secundários, pode fazer uma versão mais leve da sua rotina. Por exemplo, se tiver dores no braço, modifique os exercícios de força para que estes se foquem mais nas pernas ou no core. Ou se estiver a sentir-se um pouco letárgica, opte por fazer uma longa caminhada, em vez de um treino intervalado de alta intensidade (HIIT).

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.