@thefull_monti

Nesta quinta-feira, a de setembro, celebra-se em Portugal o Dia Nacional da Natalidade, comummente chamado de Dia da Grávida.

Praticar exercício físico durante a gravidez melhora o condicionamento muscular e cardiovascular, ajuda no controle de doenças como, por exemplo, a pré-eclâmpsia e a diabetes gestacional, diminui o stress, a ansiedade e a depressão, bem como problemas que costumam surgir ou agravar-se na gestação, e aumenta as probabilidades de parto normal, por fortalecer a região pélvica e aumentar a tolerância à dor.

Para incentivar mais futuras mamãs a seguirem com a sua rotina de desporto, o Urban Sports Club partilha algumas dicas de como praticar desporto durante este período de forma segura e saudável.

Mantenha o seu ritmo

Embora a prática de actividade física seja muito bem-vinda também durante a gestação, não é o momento certo para praticar ou iniciar exercícios que possam causar quedas, choques ou grandes impactos. O respeito ao condicionamento físico individual é essencial. Se nunca correu, por exemplo, não é o momento para começar. Que tal investir em caminhadas? De preferência em horários de temperaturas mais amenas. Também pode optar por actividades mais controladas e com menor impacto, como o Pilates ou o Yoga, sujos exercícios são facilmente adaptáveis para grávidas e têm um grande foco no fortalecimento do core e região pélciva.

Musculação

Ao contrário do que se pensava, a musculação pode sim ser praticada por mulheres grávidas, desde que aconselhadas pelo seu médico e com um treino adaptado à sua condição. Indicada após o primeiro trimestre, esta prática contribui para o fortalecimento dos músculos e articulações, diminuição de dores – principalmente lombar – e redução de inchaços. É importante estar atenta à temperatura corporal, adaptar os exercícios e aumentar o período de descanso entre um exercício e outro. Portanto tanto pode manter os seus treinos de fitness no ginásio como participar em aulas de Cross Training, por exemplo.

Exercícios na água

A prática de actividades na água é sem dúvida a mais recomendada para as grávidas, por conta do menor impacto no corpo. Hidroginástica e natação são ótimas opções, que proporcionam uma sensação de leveza e contribuem para a diminuição do inchaço e desconforto nas costas e pernas das grávidas. Além de serem ótimos aliados na manutenção do peso das futuras mamãs.

Indicação e orientação profissional

Para garantir a saúde da mãe e bebé, todas as actividades físicas deverão ser conversadas e indicadas pelo ginecologista e obstetra. Cada gravidez é única e requer cuidados específicos. A orientação e adequação dos treinos nos ginásios feitas por um profissional também são indispensáveis.

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.