@taylorlashae

Através de um vírus que cresce em plantas de feijão-frade, um grupo de nanoengenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tratamento que pode manter o cancro metástico afastado dos pulmões.  A investigação foi publicada esta terça-feira, 14 de setembro, na revista científica Advanced Science.

A Premissa

A disseminação de um tumor maligno para os pulmões é uma das formas mais comuns de metástase em vários tipos de cancro. Uma vez lá, é extremamente mortal e difícil de tratar. Investigadores da Escola de Engenharia da UC San Diego Jacobs desenvolveram um tratamento experimental que combate essa metastização.

O processo envolve uma injeção corporal de um vírus denominado cowpea mosaic virus, que é inofensivo para animais e humanos. Assim, alerta o sistema imunitário para defender os pulmões, o que pode tornar a resposta do corpo mais eficaz no combate à doença.

Para estimular essa ação imunológica, os cientistas projetaram nanopartículas feitas a partir do vírus para atingir uma proteína nos pulmões chamada S100A9, que é secretada por células que ajudam a combater infeções pulmonares. Além disso, foi observado que ela também desempenha um papel no crescimento e no espalhamento do tumor.

O Método

Os investigadores injetaram nanopartículas virais na corrente sanguínea de ratos-domésticos saudáveis ​​e aplicaram células de cancro da mama ou melanoma nessas cobaias. Os roedores tratados com o vírus de feijão-frade tiveram uma redução dramática na dispersão do cancro para os pulmões.

Em seguida, os cientistas aplicaram o tratamento em animais que já tinham desenvolvido naturalmente cancros metásticos que afetavam os seus pulmões. Os tumores diminuíram e os animais sobreviveram por mais tempo do que aqueles que não receberam nenhuma injeção. 

“Como essas nanopartículas tendem a localizar-se nos pulmões, elas podem mudar o microambiente tumoral para se tornarem mais adeptos a combater o cancro- isso inclui não apenas tumores estabelecidos, mas também tumores futuros”, afirma Eric Chung, doutorado em bioengenharia, que colaborou na investigação científica.

Resultados Promissores

Os resultados dos testes são importantes, dada a taxa de mortalidade do cancro que se espalha para os pulmões. Em vez se servir para prevenir tumores, o tratamento também pode ser útil para pacientes após a remoção desses tecidos cancerígenos, evitando que eles voltem e afetem o órgão na forma metástica.

Antes de o tratamento ficar disponível para pacientes, os investigadores da Universidade da Califórnia querem fazer mais estudos sobre imunotoxicidade e farmacologia. Além disso, esperam combinar o método do vírus do feijão-frade com outros tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia, a radioterapia e os fármacos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.