@yvonneorji

O stress faz, cada vez mais, parte do nosso dia-a-dia. Seja pelas preocupações pessoais, seja pelo trabalho, damos por nós mais ansiosos que nunca – e a pandemia só veio piorar a situação, em muitos casos. Porém, tendemos também a desvalorizar alguns sintomas físicos que podem indicar que o stress está a ser demasiado para o nosso organismo.

Nesse sentido, e de modo a evitar os efeitos nefastos que este estado pode provocar, esteja atento aos seguintes sinais:

  1. Dor de cabeça – se tem notado que tem mais dores de cabeça do que costuma ou se tem uma dor de cabeça chata que demora mais a passar, pode estar a ser afetado por momentos de grande stress. No caso de dores de cabeça súbitas, intensas, que afetam a visão ouu que surgem após bater com a cabeça, deve procurar um médico rapidamente;
  2. O sistema digestivo já teve melhores dias – o stress pode causar maiores ácidos no estômago – que por sua vez podem originar úlceras. Se tem andado mais enjoado, inchado ou se os intestinos também não estão no seu melhor, pode estar mais stressado do que imagina;
  3. Aumento da sede – os níveis de cortisol aumentam se estivermos desidratados, pelo que beber água é essencial para acalmar um estado nervoso. O aumento da sede pode, assim, estar relacionado com os níveis de stress;
  4. Sono imprevisível e sonhos estranhos – as hormonas do stress pode fazer com que não consigamos ter um sono descansado e também com que tenhamos sonhos em que nos sentimos stressados, frustrados ou tristes;
  5. Está a suar mais do que o normal – quando o corpo está a reagir ao stress, as glândulas apócrinas libertam suor e podemos notar que estamos a suar mais que o normal;
  6. Queda de cabelo – se nota que o seu cabelo está a cair mais que o habitual, pode ser um sinal de grande stress. Usar técnicas de relaxamento pode ajudar.
  7. Não desfruta das coisas de que costumava gostar – esta falta de ânimo e de motivação pode ser fruto de um período de grande stress, mas também indicar um início de depressão. Esteja atento e procure acompanhamento psicológico o quanto antes.

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