Deixar de fumar é difícil – sabem-no todos os fumadores. Mas e se, ao se estimularem pontos específicos que correspondem às áreas do cérebro responsáveis pela vontade de fumar, pela ansiedade, pelo stress e pela irritabilidade, conseguir deixar o vício sem sofrimento? É essa a proposta do método Viver Sem Fumo: através de uma carga elétrica mínima aplicada em alguns pontos do nosso corpo, estimula esses mesmo pontos, o que liberta neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que aumentam a sensação de bem-estar e que modulam o sistema endócrino.

A criadora do método é Cristiana Machado, licenciada em Turismo, mas especializada em Gestão Clínica, tendo completado o Healthcare Management Program na Universidade Católica. Como a estética era uma área de que gostava, foi por aí que começou a sua carreira, a gerir clínicas na área da beleza, Medicina Estética e Wellness. Porém, esta experiência apenas a tornou mais consciente do enorme obstáculo que muitos enfrentavam a nível da sua saúde e do seu bem-estar: o tabagismo. Antes de melhorar por fora, era preciso melhorar por dentro e foi nessa busca que acabou por encontrar na auriculoterapia o caminho que procurava para trabalhar na área da supressão e inibição tabágica.

Como se processa? Simples. Primeiro, há uma conversa com Cristiana que vai aferir o grau de dependência de cada um. “Temos de olhar para o lado psicológico e não apenas físico”, explica, e daí a necessidade de fazer um diagnóstico prévio antes do tratamento, como identificar os “gatilhos” que levam a pessoa a fumar mesmo sem ter vontade, e há vários: os de rotina, os emocionais, os sociais e os de abstinência. Muitos, como nos explica Cristiano, fumam por rotina, nomeadamente os que fumam mais. “Nem se apercebem do porquê de fumar”.

Depois, parte-se para o tratamento propriamente dito: são aplicados pequenos electroestímulos no pavilhão auricular (ouvido) que têm correspondência com as regiões do nosso córtex cerebral. Isso faz com que o cérebro seja reeducado, novas conexões neuronais estabelecidas e facilitado o processo de abandonar a dependência do tabaco. Por outro lado, à uma libertação de endorfinas dando sensação relaxamento, diminuindo o stress e a ansiedade associados ao processo de deixar de fumar.

De acordo com Cristiana, o método Viver Sem Fumo tem uma taxa de sucesso de 92%, sendo aconselhado em certos casos uma segunda sessão, cerca de um mês depois.

Atualmente, a Viver Sem Fumo está presente nos Acores, Madeira e Portugal Continental.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.