@hannahmatthy

Como foi a sua última refeição? Conseguiu focar-se no prato ou não tirou os olhos do telemóvel? Sentiu os sinais de saciedade do seu corpo ou continuou a comer até não ter mais nada à vista? Escolheu os alimentos mais pelos nutrientes do que pelo prazer?

No livro Mindful Eating – Comer com Atenção Plena, as nutricionistas brasileiras Cynthia Antonaccio e Manoela Figueiredo propõem aplicar o conceito de mindfulness à alimentação. Ou seja, trazer um olhar sensível e diferente à ingestão de alimentos. Respeitando as escolhas e as vontades de cada um, esta abordagem convida a uma jornada de autoconhecimento e, consequentemente, à revisão dos hábitos à mesa, com o objetivo de dar novos significados e propósitos à relação com a comida.

Com base em pilares como a atenção ao presente, o equilíbrio e o não julgamento, o mindful eating promete mudar a forma como comemos, cuidamos de nós, fazemos compras, cozinhamos e convivemos com a família. Mas por onde é que se começa? Para ajudar, as autoras partilharam 12 passos com a revista de medicina Veja Saúde:

  1. Desconecte-se à mesa! Nada de usar o telemóvel durante as refeições;
  2. Prepare-se para comer: respire fundo e observe com os alimentos com um olhar curioso;
  3. Sente-se à mesa de uma forma confortável;
  4. Utilize os talheres a seu favor: descanse-os, troque para a mão não dominante e aprecie tudo com calma;
  5. Saboreie cada dentada: preste atenção ao cheiro, à temperatura e à textura da comida;
  6. Feche os olhos em algumas garfadas para estar mais presente;
  7. Pense na origem e na cadeia produtiva que permite que os alimentos cheguem ao seu prato;
  8. Observe o que sente: conforto, alegria, satisfação…;
  9. Desligue o julgamento sobre nutrientes e calorias;
  10. Aprecie o ambiente: onde e com quem está;
  11. Tente dar uma nota à sua fome e à sua saciedade;
  12. Termine ao contemplar e agradecer pela refeição.

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