@categouveia

A maneira mais eficiente de perder peso é distribuir uniformemente as refeições principais e os lanches ao longo do dia, e obter um equilíbrio adequado entre proteínas, hidratos de carbono e gorduras na dieta. Quem o diz é Emily Spicer, formada em personal training e em gestão do peso pelo American Council on Exercise, num artigo para a plataforma LIVESTRONG.COM.

“A menos que esteja a dormir, não deixe passar mais de quatro horas entre as refeições e os snacks”, aconselha a especialista. “Saltar refeições com frequência desacelerará o seu metabolismo e, se esperar muito, é mais provável que coma demasiado [quando tiver a oportunidade] e não reserve tempo para fazer a escolha mais saudável”.

Spicer explica ainda quais são os intervalos de tempo ideais entre refeições para perder peso:

Pequeno-almoço

Nunca salte o pequeno-almoço. O desjejum ativa o metabolismo durante o dia e, se não o fizer, o corpo pode entender que está a passar fome e desacelerar o metabolismo para conservar energia. Aposte em hidratos de carbono complexos como, por exemplo, cereais integrais, frutas e vegetais, de modo a manter o açúcar no sangue estável. Os hidratos de carbono refinados, como o pão branco e o açúcar branco, não são boas opções porque podem causar picos e quedas da glicémia. Coma também proteínas, que ajudam a manter a saciedade durante a manhã e até à hora do almoço.

Almoço

Três a quatro horas depois do pequeno-almoço, coma um almoço composto por hidratos de carbono complexos e proteínas, de modo a manter os níveis de energia elevados e o metabolismo a queimar gordura. Os cereais integrais, as frutas e os vegetais combinados com proteína levam mais tempo a serem digeridos, o que garante uma sensação de saciedade por mais tempo. Esta é também uma forma de adicionar fibras saudáveis para o coração à sua dieta. 

Lanche da Tarde

Evite aquela infame queda de energia ao fazer um snack duas a três horas depois do almoço. Se almoçar ao meio-dia e esperar seis horas para jantar, isso é muito tempo entre as refeições. Por conseguinte, a glicose no sangue cairá para um nível muito baixo, tornando mais provável que coma demasiado na próxima refeição. Comer um lanche da tarde que contenha proteínas, fibras e gordura retardará a digestão e fornecerá uma liberação constante de energia.

Jantar

Jante cerca de três horas depois do lanche da tarde. Se tiver feito um snack equilibrado, como sugerimos acima, não estará faminta à noite, portanto reserve algum tempo para preparar uma refeição saudável. Visualize o seu prato dividido em três porções: metade com vegetais, um quarto com uma proteína magra e o último quarto com um cereal integral.

Snack Noturno

Se tiver muita fome à noite, faça mais uma mini refeição. Lembre-se de manter as coisas ligeiras e concentre-se nos hidratos de carbono para ajudar a induzir o sono. A proteína em pequenas quantidades tem luz verde, mas evite exagerar, porque ela leva mais tempo a digerir e pode mantê-la acordada durante mais tempo do que gostaria. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.