@catchmeeksifyoucan

O nome engana, mas o problema é sério. O “Bruxismo” não é doença de bruxa, mas a avaliar pelo mal-estar que causa mais parece ter sido criado por uma. O famoso hábito de ranger os dentes é tipicamente associado ao sono, mas este problema pode ser um verdadeiro pesadelo também durante o dia e há vários fatores que o podem motivar. A dias de se celebrar o Halloween, a Impress, cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível dá a conhecer cinco causas por detrás do Bruxismo e apresenta algumas soluções para o combater:

1. Idade – se as bruxas fazem parte do imaginário das crianças, também o bruxismo é mais comum de acontecer em idades infantis. Na fase dos seis e sete anos, é recorrente as crianças sofrerem de uma dor de ouvidos que é atenuada pelo bruxismo, mas que tende a desaparecer com a adolescência;

2. Má oclusão – o desalinhamento dos dentes tem várias consequências e uma delas é o bruxismo. Se os dentes superiores e inferiores não estiverem alinhados, o encaixe dos dentes não fica correto, o que resulta no ato de os ranger de forma incomodativa. Para combater esta condição, a solução passa por investir num tratamento ortodôntico invisível que alinhe os dentes de forma discreta e indolor;

3. Stress e ansiedade – o bruxismo pode estar, igualmente, associado a condições de stress e ansiedade pelo que, em alturas de maior pressão, tende a agravar-se. Para atenuar esta condição, existem técnicas de relaxamento que podem ajudar, bem como o apoio profissional de terapeutas;

4. Substâncias estimulantes – cafeína, nicotina e álcool são o trio de ataque no que toca ao bruxismo. Maus hábitos alimentares são propícios a desencadear episódios de bruxismo, pelo que é necessário moderar o consumo de substâncias estimulantes e adotar uma rotina mais saudável;

5. Apneia do sono – este é um problema sério que afeta parte da população e que pode resultar noutros problemas como o bruxismo. Esta perturbação, caracterizada pela paragem momentânea da respiração, leva a que as pessoas durmam de boca aberta, desalinhado assim o encaixe dos dentes.

Ainda que o bruxismo não tenha cura, a Impress relembra que, ao saber identificar a causa, é possível prevenir este problema, evitando assim o contínuo desgaste dos dentes e garantido um sorriso bonito e saudável.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.