@sweatysweetpotato

A era digital na qual vivemos tem, como tudo, um lado bom e um menos bom. Exemplo deste último é o excesso de informação à qual temos acesso, que leva a confusão e dúvidas no que toca a variados assuntos. Um deles, a saúde.

Por isso mesmo, a revista Shape reuniu 5 dicas de nutrição básicas com as quais todos os especialistas estão de acordo. Vamos colocá-las em prática?

1. Comer muitas frutas e vegetais

Um adulto deveria consumir, pelo menos, 1,5 a 2 copos de fruta e 2 a 3 copos de vegetais por dia, como parte de uma alimentação saudável, que previne inúmeros problemas de saúde. E, de acordo com a nutricionista Lisa Young, mais vale focarmo-nos naquilo que devemos comer, em vez daquilo que não nos faz tão bem.

Enquanto nutricionista, gosto de focar-me em alimentos que pode adicionar à sua dieta, em vez de alimentos que deva retirar da mesma. E enquanto defensora das porções, nem sempre tem a ver com comer menos, mas sim comer melhor“, afirma.

2. Ingerir fibra suficiente

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, a dose diária de fibra recomendada para um adulto é entre 20 a 40 gramas. Esta regula o funcionamento intestinal e previne também várias doenças. Aliás, o consumo adequado de fibra tem sido associado a uma menor mortalidade devido a doenças cardíacas e outras condições crónicas. O farelo de trigo, a aveia, os bróculos, o abacate ou a linhaça são exemplos de alimentos ricos neste composto.

3. Manter-se hidratado

Mais de 60% do nosso organismo é composto por água. Fará, pois, sentido que precisemos de nos manter hidratados para o bem-estar geral. As doses diárias de água recomendadas variam consoante vários fatores, como idade, gravidez, ingestão de alimentos ricos em água ou mesmo prática de exercícios físicos. Porém, podemos afirmar que qualquer adulto deve beber, no mínimo, 1,5l a 2l de água por dia.

4. Comer alimentos variados

O nosso organismo precisa de vários nutrientes para se manter saudável. E é por isso mesmo que é tão importante variar a alimentação. Um bom truque para o fazer é apostar em refeições o mais coloridas possível e que incluam alimentos de vários grupos, desde os hidratos de carbono às proteínas. Até porque, ao aumentarmos o consumo de alimentos saudáveis, temos tendência a reduzir o de refeições menos benéficas paraa nossa saúde.

5. Minimizar o consumo de comidas processadas

Não há como discordar desta norma. Nada do que é demasiado processado – desde batatas fritas a bolachas – nos faz bem. A ideia é apostar numa alimentação o mais natural possível – o que não significa, claro, que não haja exceções. Desde que estas não se tornem a regra. Muitas vezes, culpamos a falta de tempo para o facto de não nos alimentarmos adequadamente – se é o seu caso, não tenha problemas em pedir ajuda a algum amigo ou familiar, ou mesmo rever o “plano de organização” em casa.

No fundo, a principal regra para uma alimentação saudável é escolher alimentos variados e que se aproximem o máximo do seu estado original – isto é, o menos processados possível -, para obter um maior número de nutrientes.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

5 pessoas revelam os segredos que os companheiros esconderam até serem casados

Incluindo uma mãe que, afinal, estava viva.

Celebridades

Estas calças de Eva Longoria deram que falar

Veja a escolha original da atriz.

Comportamento

Como valorizar amigos e parceiros que são "bons o suficiente"

De acordo com uma psicóloga clínica, é importante não esperar (ou exigir) a perfeição dos outros.

Saúde

Os erros que estão a tornar os seus treinos de glúteos ineficazes

Se não vê diferenças, por mais que treine, confira estas dicas.

Moda

Artigos de moda indispensáveis para as adeptas de estéticas minimalistas

Estas 16 peças de roupa e acessórios são perfeitos para qualquer guarda-roupa cápsula de inverno.

Beleza

10 manicures para quem não gosta de unhas de uma só cor

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Eis o que deve mudar na rotina de maquilhagem durante os meses frios

Para além das roupas, a maquilhagem também deve mudar quando chega o frio.

Saúde

Reduza a ansiedade em 1 minuto com este exercício

Partilhado por um especialista.

Beleza

Os cristais no cabelo elevam qualquer penteado ao próximo nível

Uma tendência que pode muito bem servir de inspiração para a Passagem de Ano.

Saúde

3 mitos sobre incontinência urinária esclarecidos

Por uma fisioterapeuta e uma médica de clínica geral.

Comportamento

Estes sinais indicam que a ansiedade está a levar a melhor sobre si

De acordo com um especialista.

Saúde

Rever séries é bom para a saúde - entenda o motivo

Confira a explicação de especialistas.