@jessraeking

Está a ver aquela taça de vinho inofensiva à sexta-feira? Com o passar do tempo, esse hábito pode comprometer não só a sua saúde, mas também a dieta.

Com isso em mente, a médica americana Cris Beer, autora do livro Cuide do Seu Fígado, desafiou os seus leitores a cortarem as bebidas alcoólicas durante um mês. Uma iniciativa que, segundo a especialista em nutrição, tem vários benefícios para a saúde. Conheça alguns deles:

  1. A gordura do fígado diminui entre 15% a 20%
    A acumulação de gordura no fígado é conhecida como esteatose hepática e afeta grande parte da população. Se os danos causados no órgão forem muito graves, poderão resultar em cirrose, o que é irreversível. Deixar de beber por algum tempo pode ser essencial para ajudar o fígado a recuperar.
  2. O índice glicémico diminui, em média, 16%
    Isto significa que a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 também reduz. Além disso, com menos açúcar no sangue, o organismo não sobrecarrega o pâncreas.
  3. O colesterol também baixa
    Este é um dos fatores responsáveis pelo surgimento de doenças cardíacas. Ao diminuir o consumo de álcool, conseguirá ter uma redução média de 5% do colesterol;
  4. Perde peso
    Se decidiu cortar o álcool por um determinado tempo, pode contar com resultados positivos na balança (entre dois a quatro quilos a menos). Este pode ser o estímulo de que precisava para ganhar mais autoestima e energia, e diminuir os riscos de desenvolver doenças crónicas como, por exemplo, hipertensão.

Além destes benefícios, reduzir ou cortar a ingestão de bebidas alcoólicas pode melhorar a qualidade do sono, ajudar a combater a ansiedade e aumentar a concentração.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Saúde

Sabe o que é a distimia?

A doença pode ser semelhante à depressão. Conheça as diferenças e saiba como tratar.

Saúde

Como é que a ansiedade pode sabotar o seu relacionamento?

Este é um transtorno psicológico que merece tratamento.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

É só uma sugestão

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.