@matildadjerf

Quando o fim de semana chega, tudo o que a maioria das pessoas quer é passar dois dias de descanso no conforto do lar.

Porém, num período em que nos desprendemos das regras, manter a disciplina em relação à alimentação pode ser complicado. O resultado? É possível que veja diferenças nos ponteiros da balança no início de uma nova semana.

Com isso em mente, reunimos os principais hábitos que podem sabotar os seus objetivos de fitness aos fins de semana:

Passar o dia todo no sofá

Nós sabemos: é tentador aproveitar os dois dias de descanso para ver os últimos episódios da sua série favorita. Mas, quando isso se torna um hábito, o risco de ganhar peso é grande. “A inatividade física é uma das maiores causas de obesidade a longo prazo”, alerta a endocrinologista Renato Zilli, em declarações à revista Boa Forma. Para fugir a este cenário, não fique muitas horas sem se mexer. Durante a maratona, levante-se entre um episódio e outro, e evite devorar guloseimas em frente ao televisor. Quando sentir fome, pare e concentre-se naquilo que está a comer.

Dormir demais

Quando chega a sexta-feira, já fica ansiosa pelo momento de desligar o despertador? Calma! Dormir muito mais do que é costume pode levar a alterações bruscas no organismo, interferindo na produção das hormonas responsáveis por controlar o apetite. Resultado: devoramos tudo o que nos aparece à frente. A nossa dica é a seguinte: estique o descanso por, no máximo, duas horas além do seu horário habitual.

Comer e beber sem limites

Depois de cinco dias à base de marmitas, é natural que queira aproveitar o fim de semana para se encontrar com as suas amigas no vosso restaurante favorito. “Quando uma pessoa se coloca numa dieta demasiado restritiva, o cérebro aumenta o desejo por comida, favorecendo um maior consumo de calorias em dias como o sábado e o domingo,” explica Zilli. A solução? Procure comer de forma equilibrada durante a semana. Assim, não haverá motivos para o fim de semana ser uma armadilha.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal