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A manteiga de amendoim – conhecida pelo seu sabor único e combinação perfeita com pão, bananas ou mesmo chocolate – não é o vilão que nos apresentaram. Ou seja, na verdade, apesar do teor calórico elevado, quando consumida em quantidades equilibradas pode trazer-nos vários benefícios.

Afinal, como diz a nutricionista Keri Gans: “tudo o que precisam para fazer manteiga de amendoim são amendoins“. E desde quando é que o fruto seco não é saudável? Apesar de tudo, ha marcas que acrescentam sal, açúcar ou mesmo óleos que acabam por tornar a pasta menos benéfica para a saúde.

Assim sendo, a melhor dica é optar pelas versões mais naturais do produto, que apenas contenham amendoins nos ingredientes. Para Gans, o sal também não parece ser um grande problema, pelo que, se também vier na lista, não se deve preocupar. Mas nada mais além destes dois!

Benefícios

Os amendoins são uma grande fonte de proteína, gordura, niacina, magnésio, vitamina E, biotina e cobre”, refere a nutricionista Laura Iu. E todos estes nutrientes traduzem-se, claro, em benefícios específicos para o nosso organismo. São exemplos:

  • Ajudar na perda de peso – já que nos faz sentir satisfeitos
  • Pode ajudar a reparar os músculos – devido ao teor de proteína, magnésio e potássio
  • Pode reduzir o risco de diabetes e problemas cardíacos – pela presença de gorduras monoinsaturadas
  • Ajuda a melhorar a saúde digestiva (e, consequentemente, a imunidade) – já que cada porção contém cerca de 2 gramas de fibra
  • Pode ter propriedades anti cancerígenas – devido à presença de resveratrol, fitoesterose e ácido p-cumárico, bem como de vitamina E

Palavras-chave

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