@stuffhannahdoes

Num texto para a Parents, Devan McGuinness explicou ser organizada por natureza. E essa característica aplicou-se, claro, ao período de gravidez. Porém, houve algo que acabou por apanhá-la de surpresa no pós-parto – e é isso que quer contar a todas as mães ou futuras mães.

“Depois de o meu primeiro bebé nascer eu ainda estava cheia de dores. Para mim, a dor era muito parecida à das contrações ou cólicas menstruais muito fortes“, começou por explicar. “Era intenso, às vezes tão intenso quanto o parto”, chegou mesmo a explicar.

Após ter mais filhos, as dores continuaram e as pesquisas que fez – incluíndo uma conversa com a mãe, que passou pelo mesmo – acabaram por esclarecer que sofria de cólicas pós-parto. Segundo a enfermeira Rachel Borton, estas são completamente normais e causadas pelo facto de “o útero estar a encolher para o tamanho normal, mais pequeno”.

Além disso, parece que a hormona oxitocina e a placenta também são algo culpadas neste processo de contrações uterinas. Ainda assim, a médica Sharyn N. Lewin explica que “nem todas as mulheres sentem estas dores pós-parto. Para a maioria, o desconforto é suportável e aliviado com ibuprofeno ou paracetamol“.

Borton acrescenta ainda que, por norma, após o primeiro filho, as dores não são tão evidentes, mas intensificam-se após uma segunda gravidez, já que o corpo reage mais rapidamente. Quem tem gémeos ou mais também tem maiores probabilidades de sentir estas contrações.

Normalmente, as dores mantêm-se apenas por dois ou três dias após o parto – mas o útero só volta ao tamanho normal cerca de seis semanas depois!Pode tomar medicamentos como o acima referidos, para as aliviar, ou usar as mesmas técnicas que usa na altura da menstruação, como uma botija de água quente.

Deverá sempre contactar o seu médico se as cólicas não aliviarem com medicação e se forem dores bastante agudas, como “facadas”. Esteja também atenta à temperatura corporal, que não deverá chegar aos (ou ultrapassar) 37,5ºC no período de 10 dias após o parto.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Diz Quem Sabe

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.